Enfermagem

Uma área fundamental para o sucesso dos tratamentos de reprodução assistida.

enfermeiras3

Unir o respeito, carinho e dedicação ao paciente ao conhecimento técnico da profissão, resultada na formação de um profissional de enfermagem do Grupo Huntington. A realização do desejo de um casal em conceber um filho é feita com o auxílio de diversos profissionais, dentre eles o enfermeiro e os técnicos de enfermagem. Prestando apoio integral ao paciente, a equipe de enfermagem da Huntington é altamente capacitada e sempre procura dar continuidade no tratamento e procedimentos em conjunto com a equipe médica, o que faz com que conheçam as particularidades e necessidades de cada paciente, resultando em uma prestação de assistência com qualidade e humanização.

Há muitos fatores que motivam a busca de um casal por um filho. Além da vontade natural, a família e a sociedade impõem que todo casal deve ter filhos. As exigências do mundo moderno, como profissões, metas e sonhos contribuem para que muitos casais esperem alguns anos para pensar em uma família.

A vida destes casais pode ser surpreendida por diversas experiências difíceis, dentre elas está a infertilidade. Ela pode alterar os sonhos de uma família, modificando o relacionamento matrimonial do casal, conduzindo a um estado de frustração e nervosismo incomparáveis a quaisquer outras situações de saúde. As emoções do casal infértil são muito fortes e vários psicólogos chegam até a comparar a dor do casal como a dor sofrida pela morte de uma pessoa da família.

Criando uma atmosfera cordial, empática, sem pré-julgamentos, nossa equipe assiste ao casal do início ao fim do tratamento. O conhecimento sobre uma possível frustração, medo e ansiedade ajuda o casal a aceitar a sua situação e a oferta de assistência.

Durante o processo de investigação da infertilidade, a equipe de enfermagem auxilia a equipe médica e orienta os pacientes quanto à realização de exames. Durante a estimulação ovariana, realiza atividades de administração de medicamentos especiais, bem como os cuidados e possíveis efeitos colaterais, acompanhamento do médico na realização de ultrassons de ciclo, orientações sobre resultados de exames conforme conduta médica e orientações pré-operatórias.

A atuação no centro cirúrgico e recuperação anestésica requer a presença integral de um profissional da área. O enfermeiro é o profissional habilitado para gerenciar as necessidades que envolvem o procedimento anestésico-cirúrgico em todas suas etapas.

Na alta do paciente o enfermeiro tem o papel de orientar quanto aos cuidados pós-operatórios, início ou continuidade de medicamentos conforme prescrição médica, e quanto à realização dos controles de exames hormonais e teste de BHCG.

Apoio Emocional

Toda vez que o casal é submetido a um tratamento de reprodução humana assistida e recebem um resultado negativo é sempre uma decepção. Geralmente, estes pacientes passam em consulta com o médico, onde serão avaliadas as possíveis causas do fracasso daquele tratamento. Toda tentativa de tratamento é um aprendizado, por mais que seja doloroso o resultado negativo, sempre vamos tirar algo bom daquela tentativa, onde vários aspectos possam ser avaliados e melhorados numa próxima tentativa. A Equipe de Enfermagem tem papel fundamental nesta fase, encorajando-os e mostrando a importância de não desistir.

Estes profissionais têm um papel importante na reprodução humana assistida, uma vez que atua como educador e estabelece um vínculo entre o médico e o casal infértil.

Por este motivo, a equipe de enfermagem do Grupo Huntington passa por um rigoroso processo de aprendizagem para acompanhamento de todas as atividades descritas acima.

A enfermagem é uma profissão que assume o compromisso, em conjunto com os demais profissionais de saúde, de oferecer ao paciente da Huntington um atendimento totalmente humanizado.  Nossa atuação profissional segue de forma rígida os princípios éticos da área aliados à ciência e tecnologia.