Paciente curada de câncer de mama dá a luz a bebe utilizando óvulos congelados há 6 anos

O grupo Huntington publicou com exclusividade um artigo no JARG – Journal of Assisted Reproduction and Genetics, relatando o caso de uma paciente que foi diagnostica com câncer de mama e preservou sua fertilidade antes de realizar o tratamento oncológico.

Paciente curada de câncer de mama dá a luz a bebe utilizando óvulos congelados há 6 anos

Resumo

O cancer de mama na idade reprodutiva é considerado uma doença invasiva, para a qual a quimioterapia com doses elevadas de agentes alquilantes e radioterapia com radiação ionizante são necessarios. Esses tratamentos são conhecidos por reduzir a reserva de folículos e causar falência ovariana prematura, e consequente possibilidade da paciente se tornar infértil após o tratamento. As técnicas de reprodução assistida permitem que a paciente preserve sua fertilidade antes do tratamento e utilizem seus óvulos futuramente para uma gestação através das técnicas de fertilização in vitro.

Objetivo: Relatar um caso de sucesso de gravidez com um nascimento após seis anos de congelamento de óvulos para a preservação da fertilidade antes da quimioterapia em um paciente com câncer de mama.

Métodos: Este é um relato de caso de uma mulher de 36 anos com um diagnóstico de câncer de mama, que realizou congelamento de óvulos para preservação da fertilidade antes do tratamento de quimioterapia e radioterapia. Vinte e oito óvulos maduros foram vitrificados após a paciente receber estimulação ovariana controlada. Seis anos mais tarde e após a remissão do câncer, a paciente retornou à clínica e foi submetida à fertilização in vitro com óvulos preservados anteriormente.

Resultados: Depois de seis anos, a paciente foi submetida a dois ciclos de fertilização in vitro utilizando óvulos criopreservados e uma amostra de sêmen de seu marido.

Conclusões: A vitrificação de óvulos pode ser uma opção segura para as mulheres diagnosticadas com câncer, pois permite a preservação da fertilidade e gravidez após o tratamento e cura.