Varicocele

A Varicocele é a causa de infertilidade masculina mais frequente, apesar de 2/3 dos portadores serem férteis. Consiste em uma dilatação anormal das veias que drenam os testículos – aproximadamente 80 a 95% dos casos estão somente do lado esquerdo e 10 a 20% são bilaterais. Raramente se apresenta isoladamente no lado direito.

Ainda menos comumente encontrado, existe a anomalia chamada ejaculação retrógrada, em que o sêmen segue uma direção contrária ao normal, refluindo para o interior da bexiga. Esta alteração é encontrada normalmente nos homens submetidos a grandes cirurgias pélvicas, principalmente de próstata, nos diabéticos e ainda nos homens que possuem alterações no funcionamento dos nervos.

Possui 3 graus:

  • Grau I: consegue-se palpar apenas durante a manobra de força abdominal;
  • Grau II: consegue-se palpar sem dificuldades;
  • Grau III: o diagnóstico é realizado apenas com o exame visual.

O diagnóstico deve ser baseado no exame físico e em exames subsidiários, sendo mais largamente difundido o US com Doppler de bolsa testicular.

O tratamento dessa afecção é cirúrgico e a conduta pode ser tomada em adultos com alterações seminais, assimetria ou hipotrofia testicular (diminuição do volume) e em pacientes com varicocele grau III associado também a alterações seminais. A técnica mais utilizada é a sub-inguinal com magnificação.

Correção de Varicocele

A correção de varicocele consiste em uma técnica cirúrgica, por meio de uma pequena incisão na região inguinal e abordagem microscópica para verificação dos vasos dilatados e preservação das outras estruturas.

img-varicocele