A Huntington e o Novembro Azul

  Banner Site

O Novembro Azul é o mês mundial de prevenção contra o câncer de próstata.

O movimento que ocorre durante todo o mês, tem como objetivo, apresentar a todos os homens os riscos e a necessidade de diagnosticar precocemente a doença, que é o segundo tipo de câncer mais recorrente no Brasil.

O Grupo Huntington mobiliza sua equipe e faz parte desta campanha mundial de alerta sobre a doença. Durante todo o mês de novembro, as unidades Huntington estarão iluminadas com a cor azul. Além disso, utilizando no uniforme o laço azul, que simboliza a campanha, todos os colaboradores se mobilizarão para alertar aos pacientes sobre a importância da campanha.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula muito pequena presente somente nos homens, e fica localizada a frente do reto e abaixo da bexiga. O câncer de próstata é uma consequência da transformação de algumas células, que passam a se proliferar de forma anormal, ganhando a capacidade de invadir o órgão.

prostata_1

Aproximadamente três quartos dos casos diagnosticados no mundo, ocorrem em homens com 65 anos ou mais.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Grande parte dos pacientes não apresentam sintomas, até que a doença atinja um tamanho considerável. Por isso, o acompanhamento médico regular é tão importante na prevenção da doença.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através do exame clínico, por meio de toque retal, juntamente com o resultado de um exame de sangue chamado PSA.

Tratamento

O estágio em que se encontra o câncer de próstata, juntamente com a avaliação do oncologista é que definirão o tipo de tratamento a ser realizado. Porém, um de seus efeitos colaterais pode ser a infertilidade, pois além do tratamento combater as células cancerígenas, ele pode afetar também as células germinativas, responsáveis pela produção dos espermatozoides. Diante disso, os homens que desejarem ter filhos futuramente, podem apresentar dificuldades.

Portanto, é importante que os médicos oncologistas orientem seus pacientes sobre todo o processo do tratamento oncológico e indiquem possibilidades de preservação da fertilidade.

A Huntington acredita na prevenção do câncer da próstata e apoia esta campanha.

Fontes: Instituto Nacional de Câncer (INCA).