Como calcular o período fértil

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Essa é uma das dúvidas mais comuns que recebo, pois a maioria das mulheres tem dúvidas de como funciona seu ciclo e de quando é o período mais fértil para intensificar as tentativas de gravidez.

    Para poder calcular um período fértil, você precisa ter um ciclo regular, ou seja, com pouca variação de dias em 3 ciclos seguidos, variando em 2 ou 3 dias. Se seu ciclo não é regular, procure o ginecologista para que ele peça exames para identificar porque isso está acontecendo.

    Tendo um ciclo regular, você precisa descobrir quantos dias tem seu ciclo menstrual. Para isso, conte o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo e conte até o dia anterior a próxima menstruação. Por exemplo, você menstruou no dia 01/06 e no ciclo seguinte no dia 01/07, então dia 01/06 é o primeiro dia do seu ciclo e o dia 30/06 o último dia do ciclo, dando um ciclo de 30 dias. É importante usar um calendário para contar corretamente os dias. Esse controle deve ser feito por pelo menos três ciclos seguidos, ou seja, você precisa saber o número de dias dos três últimos ciclos para que tenha uma maior precisão. Se houver variação, ou seja, um ciclo com 29 dias, outro com 30 e outro com 31, utilize a média, neste caso, 30.

    Sabendo o número de dias do seu ciclo, basta fazer o seguinte cálculo:

    nº de dias do ciclo / 2 = provável dia da ovulação

    Sabendo o provável dia da ovulação o período fértil será:

    Período Fértil = provável dia da ovulação – 3 ao provável dia da ovulação + 3

    Exemplo para um ciclo de 30 dias:

    30 / 2 = 15

    Período Fértil = Do 12° dia do ciclo ao 18° dia do ciclo.

    Exemplo para um ciclo de 28 dias:

    28 / 2 = 14

    Período Fértil = Do 11° dia do ciclo ao 17° dia do ciclo

    Você também pode utilizar aplicativos para fazer esse cálculo e controlar seu ciclo de forma mais prática. Alguns que posso sugerir são: WomanLog, Menstrual Calendar, My Days ou My Period & Ovulation Tracker.

    Relembrando que mesmo tendo um ciclo regulado, não é certeza de que você está ovulando regularmente, então a consulta e avaliação do seu médico é fundamental.

    Alê Nunes, mãe e blogueira

     

     

    Para ler

    Em seguida