E se o problema de fertilidade é dele?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    2507054-3277-recHoje resolvi falar um pouco sobre “o tentante”, pois muitas vezes a dificuldade para engravidar pode ser por um problema no homem. A primeira dificuldade que na minha opinião acontece na maioria dos casos, é convencer o homem a fazer um espermograma e procurar um médico. É até um pouco cultural o fato do homem relacionar a fertilidade com a sua virilidade e não gostar nada da ideia de haver algum problema com ele.

    Muitos casais perdem vários meses e até anos de tentativas porque o homem não se submete a uma avaliação, ou mesmo resiste a procurar tratamento quando existe alguma alteração.

    O que é preciso esclarecer é que fertilidade não tem nada haver com a masculinidade e que, diferente das mulheres, a maioria dos problemas no homem não tem sintomas aparente. A fertilidade do homem pode ser afetada por diversos fatores, como hábitos de vida, infecções, medicações, entre outros. Por isso, mesmo que ele já tenha tido filhos isso não quer dizer que está tudo bem com ele.

    Tão importante quanto a mulher fazer os exames pré-gestacionais, quando o casal decide engravidar, também é importante que o homem faça um espermograma. Sim, eu sei, que o exame não é agradável e eles se constragem, ficam nervosos, mas se fizermos uma comparação com os exames que nós mulheres temos que fazer: vários exames de sangue, ultrassom transvaginal, papanicolau e a “bendita” histerossalpingografia, nossa meninas, um espermograma não é nada, e afinal quem é o sexo frágil?  🙂

    Então vamcasal-9334os incentivar e conversar com eles sobre o assunto, pois a fertilidade é do casal, não só da mulher ou só do homem. Quando há algum problema, é preciso não buscar culpados, “a culpa é minha” ou “a culpa é sua” quando falamos de fertilidade, e sim, “temos uma dificuldade e vamos resolver juntos”. O desejo e a luta para ter um filho é do casal e é preciso que os dois estejam dispostos a fazer sua parte e se apoiarem, não é o “eu” ou “você” e sim o “nós”.

     

     Ale-Nunes-150x150.jpg

     

    Alê Nunes, mãe e blogueira

     

    Para ler

    Em seguida