Comida caseira ajuda na saúde?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    É fato que a comida feita em casa sempre é mais gostosa, afinal foi feita com os ingredientes e com a receita que você queria. No entanto, um erro comum de muitas pessoas é achar sempre que é a mais saudável. Concordo se ela for preparada sem exageros de sal, gordura, açúcar, caldos e molhos prontos. Mas na pressa do preparo e na esperança de um sabor diferenciado no prato, podem ocorrer os exageros.

    Arroz: para deixar mais soltinho e com brilho, muita gente exagera na porção de óleo para dourar a cebola e o alho. Que tal dourar a cebola e o alho no óleo, acrescentar água e depois colocar o arroz?  O mesmo vale para o arroz integral.

    Feijão: bacon, linguiça, toucinho, paio… dá um sabor diferenciado, mas aumenta a gordura saturada (gordura ruim) e sódio. Engorda e retém líquidos. Use temperos como folhas de louro para dar o sabor especial e sem exagerar no sal.

    emagrec-comida-caseiraCarnes magras como fraldinha, maminha, lagarto, frango sem pele, e peixes são excelentes fontes de proteínas. Mas nada de afoga-las no óleo e manteiga para o preparo e evite acrescentar caldos e molhos prontos. Dê seu toque pessoal, use ervas frescas, alho, cebola e pouco óleo para o preparo.

    Saladas: folhas verdes, tomate, pepino, cenoura e beterraba ralada, queijo fresco de boa qualidade. Combinação perfeita, mas na hora de colocar o azeite e o sal nada de exagero. Abuse de limão, manjericão, salsinha, cebolinha, e outras ervas frescas. Não precisa deixar a salada oleosa e cuidado com os enlatados como azeitonas, palmito, milho, ervilhas que são ricos em sódio.

    Vegetais assados, refogados, cozidos: delicioso, assertivo a preparação sem excesso de óleo e manteiga, e não precisa de temperos prontos. Dê seu toque especial no preparo.

    Cultivar uma pequena horta na janela da sua casa pode fazer a diferença na sua saúde. Que tal vaso de manjericão, tomilho, alecrim, cebolinha?

    Corpo saudável contribui para a manutenção da saúde!

    243818_103833026373307_5360325_o

    Dra. Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista do Grupo Huntington

    Para ler

    Em seguida