Histerossalpingografia

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Um exame importante para investigação da fertilidade!

    A histerossalpingografia é um exame que dá medo em muitas mulheres, por ser um exame mais complexo e por muitas mulheres reclamarem que é doloroso. Mas é um exame muito importante para investigação da fertilidade da mulher, com ele avalia-se as tubas (trompas) uterinas. As tubas que ‘buscam’ os óvulos nos ovários e é na tuba que a fecundação do óvulo acontece, então é fundamental que elas estejam saudáveis, desobstruídas e móveis para que a gravidez aconteça.

    Explicando de forma mais simples, o procedimento é assim, o médico ‘pinça’ (prende) o colo do útero e depois injeta um contraste e vai tirando radiografias para ver se o contraste vai passando pelas trompas. O exame é rápido, entre 10 e 15 minutos, e exige alguma preparação, que a clínica e/ou o seu médico vão orientar.

    2518849-5156-rec

    Quando eu fiz achei tranqüilo, tem muitas meninas que dizem que sentem dor, mas eu só senti como uma cólica forte e um pouco de ardência, mas suportável. O médico me deu algumas dicas, que acho que ajudaram bastante, a principal é tentar ficar relaxada, pois quanto mais contraída, mais difícil do contraste passar e conseqüentemente pode gerar mais desconforto. Outra coisa, foi a indicação médica de tomar uma medicação para cólica 30 minutos antes do exame.

    Vale a pena enfrentar o medo, pois esse exame ajuda a verificar obstruções e problemas nas trompas, que, na maioria das vezes, não são detectados em outros exames. Se vc tem alguma restrição quanto ao contraste, converse com seu médico, atualmente existe alternativas para quem tem alergia a iodo, por exemplo.

    Se mesmo assim você ainda tem medo da dor, também existem clínicas que oferecem esse exame com sedação, é uma alternativa, converse com seu médico sobre isso.

     Ale-Nunes-150x1502

    Alê Nunes, mãe e blogueira.

    Para ler

    Em seguida