Congelamento de óvulos e sêmen pode ser feito em pacientes que irão tratar o Câncer?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Não é amplamente conhecida a especialidade médica que surgiu para preservar a fertilidade de pacientes com câncer submetidos a tratamentos como radioterapia, quimioterapia e cirurgias. Esses tratamentos podem, muitas vezes, resultar em infertilidade devido à destruição de células dos ovários e testículos, lesões ou retirada do útero. Essa especialidade é chamada de oncofertilidade.

    Avaliação de Riscos

     

    Riscos à Fertilidade

     

    Não é certo que todo tratamento contra o câncer afete a função reprodutiva, mas a possibilidade de redução ou infertilidade temporária/permanente deve ser discutida com o médico oncologista.

     

    Oncofertilidade para Mulheres

     

    Preservação da Fertilidade Feminina

     

    Mulheres diagnosticadas com câncer em idade fértil muitas vezes se preocupam com suas chances de engravidar no futuro. A oncofertilidade oferece tratamentos para preservar a fertilidade feminina, como o congelamento de óvulos.

     

    Congelamento de Óvulos

     

    Para realizar o congelamento de óvulos, um processo cuidadoso é seguido:

    • Estímulo hormonal para crescimento de folículos.
    • Amadurecimento dos óvulos.
    • Coleta dos óvulos com anestesia.
    • Congelamento a -196º C.

     

    Sucesso do Congelamento de Óvulos

     

    As taxas de sucesso são de 30% a 60%, superando as chances de gestação natural (cerca de 20%).

    Congelamento de óvulos e sêmen

     

     

    Oncofertilidade para Homens

     

    Preservação da Fertilidade Masculina

    Homens também podem ver sua fertilidade afetada pelo câncer e devem considerar tratamentos de preservação da fertilidade, como o congelamento de sêmen.

    Congelamento de Sêmen

    O processo envolve coleta de sêmen na clínica, avaliação e congelamento. Após a recuperação, há opções de tratamento, como inseminação intrauterina ou ICSI.

    Outras Opções de Tratamento

     

    Alternativas de Preservação da Fertilidade

    Além do congelamento de óvulos e sêmen, existem outras opções de tratamento, como congelamento de tecido ovariano, supressão da função ovariana e cirurgia para elevação dos ovários para mulheres, e proteção dos testículos durante a radioterapia para homens.

    Consequências da Não Preservação da Fertilidade

     

    O Que Acontece se a Fertilidade não For Preservada?

    O congelamento de óvulos e sêmen não garante uma gravidez futura, mas aumenta as chances. Caso a fertilidade não seja preservada, existem alternativas como indução da ovulação e bancos de óvulos ou sêmen. 

    Saúde Emocional

    Além da preservação da fertilidade, o congelamento oferece suporte emocional, ajudando pacientes a enfrentar o diagnóstico de câncer com esperança de realizar o sonho de ter filhos.

    Se você ou alguém que conhece está enfrentando essa situação, clínicas de reprodução assistida estão preparadas para oferecer tratamentos e apoio emocional.

    oncofertilidade


    agende sua consulta

    Para ler

    Em seguida