O que é
infertilidade?
A infertilidade
para o casal
A infertilidade é uma questão que afeta muitos casais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial já recebeu o diagnóstico de infertilidade – caracterizada como ausência de gravidez após 01 ano ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas.
Nos casos em que a mulher possui mais de 35 anos ou o casal já possui algum outro fator de risco conhecido, recomenda-se iniciar a investigação a partir de 6 meses de tentativas.
Porém, vale lembrar que, graças aos avanços na medicina reprodutiva, dispomos de diversos tratamentos e sendo assim, o diagnóstico de infertilidade está longe de ser o fim da linha para casais que querem ter um bebê.
A infertilidade masculina
Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em aproximadamente 30% dos casos a infertilidade conjugal se deve exclusivamente a algum fator masculino. A noção errada de que infertilidade está associada a impotência ou masculinidade reduzida podem ser alguns dos motivos pelos quais existe uma aversão em torno do tema.
A boa notícia é que com o rápido desenvolvimento da medicina, mudanças positivas estão sendo alcançadas no diagnóstico e tratamento da infertilidade masculina.
A infertilidade feminina
Em cerca de 30 a 40% dos casos o fator associado à infertilidade é exclusivamente feminino. As causas de infertilidade feminina podem ser várias e necessitam de investigação cuidadosa por um especialista.
