Realizando FIV em outra cidade: conheça as etapas

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    A Fertilização In Vitro (FIV) é uma opção para muitos casais que enfrentam problemas de fertilidade por ser o método com maior taxa de sucesso. Muitos pacientes que desejam filhos moram em cidades que não possuem serviços de Reprodução Assistida ou querem realizar tratamento num grande centro de referência. E para isso, precisam realizar o tratamento em outra cidade.

    De acordo com o 12º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), elaborado pela Anvisa, a região sudeste concentra os maiores números de ciclos de Fertilização In Vitro, cerca de 65%.

    Pensando nessa realidade, queremos ajudar quem precisa realizar a FIV e mora em outra cidade a se programar para que o tratamento ocorra com a maior comodidade possível.

    Se esse é o seu caso, continue a leitura para conhecer as etapas da Fertilização In Vitro, como otimizar o seu tempo de tratamento e outras considerações importantes.

    FIV em outra cidade: é importante utilizar os recursos locais.

    Após a consulta de avaliação inicial e, se necessário retorno para checar exames e programar o tratamento, o ciclo de Fertilização In Vitro é iniciado. A tecnologia veio para nos ajudar e muitas vezes essas consultas podem ser realizadas através da telemedicina (consultas por vídeo).

    Para quem vai fazer a FIV em outra cidade, poupar tempo é essencial. Por isso, é melhor realizar os exames necessários na sua cidade natal.

    FIV em outra cidade: exames que as mulheres devem fazer

    Cada caso deve ser avaliado individualmente e algumas mulheres podem precisar de exames que outras não precisam. Mas em geral, os exames mais comumente solicitados são:

    • Ultrassonografia transvaginal: analisa as condições dos ovários e do útero;

    • Exames hormonais: estes têm o objetivo de compreender o funcionamento hormonal da mulher, especialmente hormônios produzidos pela tireoide e ovários, como o Hormônio Antimulleriano;

    • Exames sorológicos: são obrigatórios, de acordo com a Anvisa, pois detectam a presença de infecções sexualmente transmissíveis.

    FIV em outra cidade: exames que os homens devem fazer

    • Análise seminal: detecta alterações no sêmen e é conhecido como espermograma.

    • Fragmentação de DNA: verifica a qualidade de DNA carregado pelos espermatozoides;

    • Ultrassom da bolsa testicular: detecta varicocele e alterações de tamanho e aparência dos testículos;

    • Exames sorológicos: assim como para as mulheres, para os homens eles também são obrigatórios, pois identificam a presença de infecções sexualmente transmissíveis.

    Assim como para mulheres, cada caso deve ser avaliado individualmente e alguns homens podem precisar de exames que outros não precisam.

    Realizando todos esses exames na sua cidade natal você poupa tempo, de modo que realizar a FIV em outra cidade será muito mais cômodo.

    Quais são as etapas da FIV? Entenda os 10 passos do tratamento

    A FIV representa um grande avanço da ciência reprodutiva e, por ser algo tão inovador, requer tecnologias, insumos e profissionais especializados que geralmente não estão disponíveis nas regiões mais interioranas do país.

    Dessa forma, muitas pessoas precisam viajar para realizar a FIV em outra cidade, o que pode tornar todo o processo mais cansativo, pois além da ansiedade de estar passando pelo tratamento, existem os trâmites de deslocamento e transporte.

    Considerando tudo isso, a melhor forma de tornar esse processo mais confortável é se planejando ao máximo.

    Com o tratamento planejado nas consultas já realizadas, tudo fica mais fácil. Vamos conhecer os passos do tratamento?

    • 1º Passo: Realização do exame hormonal, ultrassom e determinação do melhor momento para início da medicação;

    • 2º Passo: Estimulação ovariana através de medicamentos hormonais e monitoramento do crescimento dos folículos ovarianos por ultrassonografia;

    • 3º Passo: Aspiração dos óvulos realizada em centro cirúrgico ambulatorial;

    • 4º Passo: Coleta do sêmen a fresco ou descongelamento de sêmen escolhido previamente de banco de gametas;

    • 5º Passo: Manipulação dos gametas em laboratório, com a fertilização In Vitro dos óvulos pelos espermatozoides selecionados;

    • 6º Passo: análise da viabilidade dos óvulos fecundados e seguimento dos embriões formados;

    • 7º Passo: Preparo do útero para implantação dos embriões por meio de medicamentos;

    • 8º Passo: Transferência dos embriões para o útero;

    • 9º Passo: Criopreservação de gametas e embriões, se houver excedentes;

    • 10º Passo: Exame de BhCG para verificar se a FIV foi bem-sucedida.

    Como você pôde perceber, o tratamento é bastante extenso e desde a avaliação inicial até a realização do exame de gravidez pode levar pouco mais do que 30 dias. Em situações em que há necessidade de congelamento do embrião e posterior preparo uterino para transferência pode levar até 60 dias.

    Muitos pacientes contam com serviços de apoio em sua cidade, com seu já conhecido ginecologista ou algum local que realize ultrassonografias. Nestes casos, os passos 1 e 2, que podem levar cerca de 10 dias, muitas vezes podem ser realizados na cidade de origem.

    Mas, se você vai realizar a FIV em outra cidade, não se preocupe pois não será necessário pedir férias do trabalho se fizer um planejamento minucioso.

    Juntando os pontos: 4 dicas para realizar a FIV em outra cidade

    Agilizando todos os itens já comentados, você pode se deslocar para a clínica apenas para as etapas fundamentais. Além disso, se atente para essas dicas:

    1. Combine a folga no seu trabalho

    Com antecedência, converse no seu trabalho sobre os seus planos de realizar a FIV ou um tratamento médico em outra cidade e combine os dias que irá se ausentar. Tudo isso poderá ser combinado com seu médico, via telemedicina, no planejamento do tratamento.

    2. Faça um orçamento prévio

    Calcule os gastos que você terá com acomodação, transporte e alimentação fora de casa, e separe um dinheiro extra para caso ocorra algum imprevisto.

    3. Reserve um local de estadia próximo à clínica

    Quanto mais perto for a clínica do local que você ficar, mais tempo e dinheiro você vai economizar. Leve isso em conta!

    4. Faça uma lista de todos os exames

    Antes de viajar, faça uma lista de todos os exames e documentos que precisa levar e um checklist, garantindo que não está esquecendo nada.

    Seguindo essas etapas você estará preparado para realizar a FIV em outra cidade!

    Não se esqueça das consultas ao longo do tratamento

    No decorrer do tratamento serão necessárias visitas presenciais para acompanhamento médico. Por isso, é importante que você permaneça na cidade da clínica em alguns momentos.

    Nós entendemos que pode ser desconfortável passar por esse momento fora de casa, mas pense que não é um período tão longo e lembre-se de que muitas clínicas oferecem todo o apoio emocional necessário nessa etapa, como é o caso da Huntington.

    E então, planeja realizar a FIV em outra cidade? Aqui no nosso blog nós temos muitos outros conteúdos que vão te ajudar a se preparar. Continue conosco!

    Para ler

    Em seguida