10 Dicas de beleza para quem quer engravidar

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Todo mundo que já passou por um tratamento para engravidar sabe que muitas vezes se deixa a vaidade de lado. Posso dizer que  na maioria das situações isto  é totalmente desnecessário e  acabam surgindo mitos que tornam o tratamento ainda mais estressante neste momento tão frágil. Como mulher sei que para nós se sentir bonita é importante para a auto-confiança e para o bem estar emocional, quesitos fundamentais durante o tratamento. Então resolvi escrever sobre as dúvidas mais freqüentes  em relação a este assunto.

    1) Vou engordar:

    Não. O que irá acontecer é a retenção hídrica ou inchaço e aí a balança irá subir cerca de 1,5 kg a 2 kg. Mas após o tratamento todo este líquido será eliminado. O que observo muitas vezes é que como a atividade física é reduzida e muitas vezes a ansiedade e expectativa aumentam o apetite muitas mulheres ganham peso por diminuírem o gasto calórico e aumentarem a ingestão de alimentos. Além disso, os hormônios também podem aumentar o apetite. Fica a dica: cuidado com a alimentação.

    2) Posso pintar o cabelo, fazer luzes ou alisamentos?

    Até o dia da inseminação ou transferência de embriões estes procedimentos são permitidos. Além disso os hormônios utilizados no tratamento trazem a vantagem de aumentarem o crescimento e o brilho do cabelo.

    Imagem1

    3) Posso fazer tratamentos estéticos como peeling, laser e botox?

    Vale a mesma regra que os tratamentos para os cabelos, eles também são permitidos até o dia da transferência de embriões ou inseminação. O único peeling que não é permito durante todo o tratamento é o de ácido retinóico. Estes procedimentos podem ser feitos em qualquer região do corpo à exceção do abdomen.

    4) Que tipo de atividade física posso fazer?

    Até a primeira semana do tratamento pode ser feita caminhada, musculação leve e pilates. Após a primeira semana e até o terceiro mês de gravidez nenhuma atividade física é recomendada, à exceção de caminhadas leves. Isto ocorre devido ao risco de torção dos ovários decorrente do inchaço produzido pelos hormônios , além das contrações uterinas que podem atrapalhar a implantação do embrião. Atividades de impacto como corrida, step, jump fit, spinning, cross fit e competições esportivas não devem ser praticadas.

    5) Posso fazer dieta?

    Sim e até é recomendado pois como já comentamos o gasto calórico acaba sendo menor e então é bom cuidar da alimentação. Mas nada radical ou muito restrito. É importante evitar doces e gorduras além do excesso de carboidratos que faz o organismo inchar mais. Dê preferência para grãos,cereais, frutas e verduras e carnes magras. A ingestão de líquidos também deve ser de pelo menos 2 litros ao dia incluindo água, sucos e água de coco.

    Imagem3

    6) E massagens ou drenagem linfática?

    Massagens podem ser feitas bem como drenagem linfática e inclusive são recomendadas para melhorar a retenção hídrica. Somente o abdomen deve ser evitado.

    7) Posso tomar sol?

    Não precisa fugir do sol desde que use filtro solar no mínimo fator 30 e escolha os horários até as 10 horas da manhã e após as 16h. Estes cuidados devem ser seguidos pois os hormônios utilizados durante o tratamento aumentam a predisposição a manchas e queimaduras.

    8) Preciso suspender tratamentos dentários?

    Muito pelo contrário. Já está cientificamente provado que a saúde bucal tem muita relação com uma gravidez saudável. Gengivites e infecções dentárias podem ser inclusive motivo de contrações uterinas e causar infecções em outros locais do corpo que possam resultar em abortos.

    9) Preciso ficar sem depilação?

    Desde que já realizada anteriormente pela paciente não há nenhuma contra-indicação a qualquer tipo de depilação isto é um mito que foi criado inclusive para o período da gravidez. Porém a pele depilada irá exigir cuidados especiais pois ficará mais sensível e sujeita a alergias e irritações durante o tratamento e gravidez, desta forma o que não pode é se depilar pela primeira vez neste período.

    10) Posso continuar com os remédios para emagrecer?

    Não se tem estudos científicos provando a segurança da maioria destes remédios durante a concepção e gravidez. Por isso na maioria dos casos eles não são recomendados ,porém é sempre importante avisar o seu médico que você está usando para que ele avalie se poderá ser mantido.

    Imagem4

    Dra. Claudia Gomes Padilla, especialista em reprodução assitida do Grupo Huntington.

    Para ler

    Em seguida