27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Criado em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, tem por objetivo conscientizar a população acerca da doença, seus tratamentos e, principalmente sobre a prevenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas mortes por câncer poderiam ser evitadas, através da adoção de hábitos de vida mais saudáveis e cuidados com a saúde.

    Entenda alguns pontos importantes citados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) que podem auxiliar na prevenção contra a doença:

    cigarro_apagando

    Não fume! O tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Essa é a regra mais importante para prevenir vários tipos de câncer, principalmente o de pulmão.

    Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Prefira uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas. Evite o consumo de alimentos enlatados e gordurosos.

    159266693

    Mantenha 30 minutos de atividades físicas como parte da sua rotina. Caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar. A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo para a prevenção de alguns tipos de câncer.  Manter o peso corporal adequado. O peso corporal e a gordura armazenada no corpo influenciam a saúde e bem-estar ao longo da vida. O excesso de gordura pode provocar acelerar o surgimento da doença.

    5ª foto Oncofertilidade

    As mulheres devem realizar exames ginecológicos e das mamas anualmente. Esses exames devem ser feitos regularmente e mesmo que mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Por isso, é preciso estar atenta.

    prostatectomia_1

    Os homens precisam consultar o urologista regularmente e ficar atentos ao câncer de próstata. A idade é um fator de risco importante, pois a incidência aumenta significativamente após os 65 anos.

    Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. É importante destacar que há uma evidente relação dose-resposta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de câncer. Ou seja, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver a doença. Além disso, a combinação de álcool com tabaco aumenta a possibilidade do surgimento desse grupo de doenças.

    A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

    Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

    Para ler

    Em seguida