A fertilidade “Azul”

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Aproveitando os eventos do Novembro Azul neste mês vou escrever sobre o lado masculino da fertilidade que cada vez mais vem sendo evidenciado pela ciência como de maior importância do que anteriormente se pensava.

    feat02Neste sentido temos hoje além da avaliação do espermograma como exame básico para avaliar a fertilidade do homem, a determinação da fragmentação de DNA seminal. Esta técnica surgiu para estudar como a informação genética será fornecida para o óvulo no momento da fertilização. Caso seja muito fragmentada, no caso acima de 20%, pode ocorrer a formação de embriões de pior qualidade que não conseguem se implantar no útero ou tem mais chance de aborto.  Portanto, é hoje um exame muito importante para casos de abortamentos de repetição, falhas de implantação embrionária em fertilização in vitro  e também para homens que fumam ou tem varicocele , duas das principais causas de aumento da fragmentação de DNA seminal.

    O tratamento para o aumento da fragmentação de DNA seminal pode ser feito com medicação para diminuir a exposição dos espermatozoides aos radicais livres durante seu trajeto para a ejaculação ou por meio de uma técnica laboratorial denominada de PICSI que identifica os espermatozoides menos fragmentados e os seleciona para a fertilização. São medidas simples que podem fazer muita diferença no resultado final de um tratamento de reprodução assistida!

    Imagem4

    Dra. Claudia Gomes Padilla, especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.

    Para ler

    Em seguida