Doação de gametas – 5 alertas que você deve saber antes de fazer

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Em algumas situações, uma gestação só é possível com o uso de gametas – óvulos ou espermatozoides – doados. Existem bancos de gametas no Brasil e no exterior para essa finalidade. Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que parentes de até quarto grau de um dos receptores faça a doação (primeiro grau: pais e filhos; segundo grau: avós e irmãos; terceiro grau: tios e sobrinhos; quarto grau: primos), desde que não incorra em consanguinidade. Doação de gametas: alertas importantes

     

    A doação de gametas é um ato de solidariedade para auxiliar homens, mulheres ou casais a realizarem o sonho da maternidade quando este, por diversas razões, não é alcançado por meio de óvulos ou espermatozoides próprios.

     

    Mas quem pode doar e como fazer? Existem riscos? Para esclarecer algumas dúvidas, no texto a seguir abordaremos 5 alertas para quem pensa em ser doador. Doação de gametas: alertas importantes.

     

     

    Não é qualquer pessoa que pode doar óvulos e espermatozoides

     

    O CFM estabelece algumas regras para quem pensa em ser doador. A primeira delas diz respeito à idade: para a doação de óvulos, a idade limite para a mulher é de 37 anos; já os homens podem doar seus espermatozoides até os 45 anos. Existem exceções ao limite da idade feminina como nos casos de doação familiar, desde que os receptores estejam conscientes dos riscos envolvidos em uma gestação com óvulos de uma mulher com idade superior aos 37 anos.

     

    É preciso realizar uma série de exames antes de fazer a doação

     

    No caso das mulheres doadoras de óvulos, é realizada avaliação física, além de exames que avaliem o funcionamento do sistema reprodutivo. Os exames ginecológicos ajudam a descartar a presença de cistos, miomas, pólipos e outras alterações no aparelho reprodutor. Doação de gametas: alertas importantes

     

    Para homens e mulheres, são solicitados exames de sorologia para HIV, hepatites B e C, sífilis, HTLV, Zika vírus. Exames de tipagem sanguínea pesquisa de traço falciforme também são exigidos, assim como do cariótipo, que observa alterações cromossômicas que podem gerar bebês com síndromes como a de Down. No caso dos homens, também é solicitado o espermograma, exame que avalia a qualidade seminal.

     

    É proibido receber para doar óvulos e espermatozoides

     

    Segundo o CFM, a doação não pode ter caráter comercial ou lucrativo. Além disso, a doação deve ser feita em caráter anônimo, ou seja, nem quem doa nem quem recebe pode conhecer a identidade um do outro, com exceção às doações ocorridas entre pessoas que possuem algum grau de parentesco. 

     

    Como e onde é feita a doação Doação de gametas: alertas importantes

     

    A doação de óvulos e espermatozoides pode ser feita nos bancos de sêmen ou óvulos, em hospitais ou em clínicas de reprodução assistida. No caso dos homens, a coleta do esperma é feita por meio da masturbação. Já para a mulher que decide doar seus óvulos voluntariamente, é necessário que ela passe por um tratamento de estimulação ovariana, que é realizado com aplicações autoinjetáveis de medicações hormonais durante 12 a 14 dias, para que sejam produzidos mais folículos, que contribuirão para a geração de um maior número de óvulos maduros, prontos para fecundação.

     

    Não existe um número máximo de vezes que a mulher ou o homem pode fazer a doação. No entanto, na região de localização da clínica ou hospital, o registro dos nascimentos evitará que um doador ou doadora tenha produzido mais de dois nascimentos de crianças de sexos diferentes em uma área de 1 milhão de habitantes. Exceto quando uma mesma família receptora escolher um mesmo doador ou uma mesma doadora. Neste caso, eles podem contribuir com quantas gestações forem desejadas.

     

    Ambos os materiais – óvulos e espermatozoides – são avaliados em laboratório depois de coletados para que seja comprovada sua qualidade. Em seguida, eles são congelados até serem requisitados para doação.

     

    Não há riscos em doar gametas

     

    Não há riscos para o homem doador de sêmen. No caso da mulher, os riscos estão relacionados aos efeitos adversos das medicações, como dor de cabeça, dor no local da aplicação hormonal, desconforto abdominal, alterações de humor e síndrome da hiperestimulação ovariana (retenção de líquido e desconforto abdominal).

     

    Vale lembrar que a doação de óvulos e espermatozoides não interfere na fertilidade de homens e mulheres, ou seja, quem decidir engravidar no futuro não enfrentará dificuldades por conta das doações realizadas. Em especial as mulheres têm essa preocupação, mas ela é infundada, pois a cada mês, durante o ciclo natural, os ovários recrutarão vários folículos, dos quais apenas um atinge a maturidade e libera um óvulo. O restante vai parar de se desenvolver e será descartado pelo organismo.

     

     

    Para ler

    Em seguida