Coleta de óvulos: todos os óvulos do procedimento são aproveitados?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    A coleta de óvulos é o procedimento de retirada dos óvulos do ovário. É uma etapa importante de alguns tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), a ovodoação e o congelamento de óvulos. Ela se dá após a administração de medicamentos hormonais para estimular o crescimento dos óvulos.

    Quando os óvulos estão “maduros”, ideais para a fecundação ou congelamento, é hora de coletá-los.

    Como é feita a coleta de óvulos?

    Antes da realização da coleta, a mulher precisa passar por um procedimento chamado estimulação ovariana, que é feito com a aplicação de medicamentos hormonais, para estimular o crescimento de um maior número de folículos, as estruturas que abrigam os óvulos.

    A etapa de estimulação começa nos primeiros dias do período menstrual (fase folicular) e dura aproximadamente de 10 a 14 dias. Todo o processo é acompanhado por ultrassonografia para que se possa avaliar o crescimento dos folículos e ajustar a dosagem das medicações.

    Quando os folículos atingem o tamanho ideal – cerca de 18 mm -, a mulher recebe uma nova medicação para amadurecer os óvulos, deixando-os prontos para a coleta. Depois de 36 a 40 horas, eles podem enfim ser coletados. Esse procedimento é realizado em torno do 12º dia de tratamento.

    O primeiro passo da aspiração de óvulos é a sedação. A paciente recebe uma dose de sedativo por via venosa (injeção), o que fará com que ela não sinta nenhuma dor ou incômodo durante o procedimento. A aspiração é feita por um médico especialista em reprodução humana, através de um ultrassom transvaginal acoplado a uma agulha de punção. Essa agulha está ligada a uma espécie de bomba aspiradora automática, que fará a sucção do líquido dos folículos ovarianos, trazendo os óvulos para o tubo de ensaio.

    Assim que o óvulo é aspirado, ele é encaminhado ao laboratório para análise. Se não houver problemas, o médico retira a agulha e o transdutor do ultrassom transvaginal e o procedimento está encerrado. Quanto maior o número e a qualidade de óvulos coletados, maiores as chances de formar embriões saudáveis e viáveis para uma gravidez.

    Todo o processo dura em torno de 15 a 20 minutos. Após o fim da aspiração, é necessário que a paciente fique em repouso até o efeito do sedativo passar. Esses óvulos serão então fecundados em laboratório, no caso do tratamento de fertilização in vitro, depois que os espermatozoides também foram coletados e selecionados.

    Caso seja optado por transferência a fresco, a mulher retorna ao local para a transferência dos embriões após cinco dias do procedimento. Se o casal optar por biopsiar o embrião ou por transferir em outro momento, por outros motivos, os embriões formados serão então congelados.

     

     

    Coleta para congelamento de óvulos ou ovodoação

    Para a mulher que deseja congelar seus óvulos para uma gestação futura, ou para doação, o procedimento é basicamente o mesmo. Porém, depois que os gametas são coletados, eles são submetidos ao processo de vitrificação, ou seja, congelamento.

    O embriologista avalia todos os óvulos captados e aqueles que estão maduros são congelados. Eles são colocados em nitrogênio líquido, substância que reduz a temperatura a 196 graus negativos em poucos minutos, e então armazenados.

    Antes do procedimento, a paciente é submetida a uma série de exames para avaliar sua saúde e sua reserva ovariana. Quando a mulher decidir que chegou seu momento de engravidar, os óvulos podem ser descongelados para serem fertilizados na FIV.

    Para a mulher que está realizando o procedimento para doar seus óvulos, este segue o mesmo processo de congelamento, ficando também armazenados até que sejam solicitados por uma clínica de reprodução humana para a realização do tratamento de uma mulher que esteja tentando engravidar. Os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado.

    Todos os óvulos coletados no procedimento são aproveitados?

    Nem todos são aproveitados, pois muitos não resistem ao procedimento de punção e nem todos atingem o grau de amadurecimento necessário para a fecundação.

    Coleta de óvulos: entenda os riscos

    A punção dos ovários para a coleta dos gametas é um procedimento que oferece riscos mínimos. Em menos de 1% dos casos pode ocorrer sangramento ovariano, devido à perfuração, pela agulha de punção. Nesse caso, a paciente deve imediatamente procurar ajuda médica para conter o sangramento.

    O que você saber antes de realizar a coleta de óvulos

    Antes de se submeter ao processo de coleta dos óvulos, é importante que a mulher tenha algumas informações:

    • A partir do último medicamento hormonal que é aplicado com o objetivo de amadurecer os óvulos, é recomendado que o casal não tenha mais relações sexuais por dois dias, para ajudar a melhorar a qualidade dos espermatozoides. O ideal é que a abstinência não seja prolongada (mais de cinco dias), pois isso pode ter um efeito contrário, reduzindo a qualidade dos gametas masculinos;
    • No dia da coleta, a paciente deve estar em jejum de, pelo menos, oito horas, tanto de sólidos quanto de líquidos, devido à necessidade de sedação;
    • Comparecer à clínica no dia agendado para assinar os termos de consentimentos que são obrigatórios;
    • A paciente deve estar acompanhada, devido à necessidade de sedação, para a realização do procedimento;
    • Depois de realizada a coleta, a paciente pode retomar suas atividades normais do dia a dia, evitando apenas atividades de impacto e de esforço;
    • O médico, após o procedimento de coleta dos óvulos, pode recomendar o uso de algumas medicações e definirá a data para a transferência de embriões, no caso do tratamento de fertilização in vitro;
    • Algumas mulheres relatam sonolência em decorrência do efeito anestésico, podendo haver leve incômodo na região abdominal;
    • Normalmente, a menstruação retorna em cerca de uma semana;
    • Se alguma dor, desconforto ou sangramento persistir por mais de um dia, é orientado que a paciente procure atendimento médico.

    Na Huntington, o procedimento é seguro, rápido e não há desconforto para a paciente.

    Se você ainda tem alguma dúvida sobre a coleta, ou sobre os tratamentos de reprodução assistida, agende um horário.


    agende sua consulta

    Para ler

    Em seguida