Congelamento de óvulos – quais são os custos envolvidos?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    O congelamento de óvulos é um tratamento de preservação da fertilidade indicado para algumas situações. Nele, os gametas femininos são coletados e congelados por tempo indeterminado até que a mulher decida pelo melhor momento de engravidar.

     

    Para quem o congelamento de óvulos é indicado?

     

    O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que:

     

    • Desejam engravidar mais tardiamente, pois decidiram, antes de ter um filho, investir em suas carreiras e formação;
    • Possuem baixa reserva ovariana;
    • Têm casos de menopausa precoce na família;
    • Passarão por tratamentos que possam impactar a fertilidade, como radioterapia e quimioterapia;
    • Precisam operar os ovários devido à presença de cistos ou de doenças como a endometriose;
    • Serão submetidas a tratamentos de doenças autoimunes.

     

    O ideal é que os óvulos sejam congelados antes dos 35 anos, para que seja preservada a qualidade dos gametas.  Mas, é válido ressaltar que existem algumas mulheres que precisam realizar o procedimento antes por apresentarem baixa reserva/ estoque de óvulos. Assim, é prudente que a mulher entenda sua fertilidade. Faça o teste e entenda quais são as suas possibilidades

     

    Como o congelamento de óvulos é realizado?

    Antes de dar início ao tratamento, a mulher deve realizar uma série de exames para verificar a reserva ovariana e avaliar suas condições de saúde. Feito isso, ela passa a receber medicações hormonais (geralmente imjetáveis), que são administradas pela própria paciente, durante 10 dias.

     

    Essa etapa é importante para que  possa ser recrutada uma quantidade maior de óvulos. Naturalmente, nosso ovário produz e libera um óvulo por mês e o restante deles que havia sido naturalmente recrutado entra em apoptos (“morte celular”). Com o auxílio destes hormônios administrados diariamente, é possível estimular o crescimento de vários folículos (estruturas que abrigam os óvulos) , obtendo  assim um maior número de óvulos em um só ciclo.

     

    Durante este período, são realizados exames de sangue e ultrassonografia para avaliar a resposta dos ovários ao medicamento e para definir a data mais adequada para a retirada destes óvulos. Por volta do 12º dia de tratamento os óvulos são então captados, por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom. O procedimento é feito em nossa clínica, com a paciente sedada, para evitar desconforto.

     

    Depois que os óvulos são coletados, eles são avaliados em laboratório e apenas aqueles com boa estrutura  física e maduros são selecionados e preparados com substâncias crioprotetoras para evitar a formação de cristais de gelo que poderiam causar danos às células. Em seguida, são congelados em nitrogênio líquido a 196°C negativos e armazenados, por tempo indeterminado, até o momento em que a mulher decidir engravidar.

     

    O objetivo é que seja obtidos ao menos 8 óvulos, mas idealmente 12 a 15.Ms esse número pode variar, a de[ender do hisórico, reserva ovariana e, principalmente idade da paciente.

     

    Quando a mulher opta por engravidar, os óvulos são descongelados para que seja iniciado o tratamento de fertilização in vitro (FIV), quando eles serão fecundados em laboratório pelo sêmen do parceiro ou de um doador.

     

    Fatores que influenciam o sucesso do tratamento

     

    Fazer o congelamento de óvulos não é garantia de gravidez no futuro. O sucesso do tratamento depende de uma série de fatores. Dentre eles, destacam-se:

     

    • A idade em que os óvulos foram congelados. As taxas de sucesso de uma gravidez com óvulos congelados até os 30 anos são de 10%. Já com óvulos obtidos após os 40 anos, a porcentagem cai para menos de 5%;
    • Idade da mulher na fertilização: o ideal é que a mulher espere no máximo até os 50 anos para utilizar os óvulos congelados e tentar uma gravidez;
    • Estado de saúde;
    • Qualidade dos espermatozoides;
    • Quantidade de óvulos que sobreviverão ao descongelamento (a taxa costuma ser de cerca de 95%);
    • A técnica utilizada no congelamento dos óvulos.

    Quanto custa o congelamento de óvulos?

     

    O custo do tratamento varia conforme a clínica escolhida, podendo chegar a um valor aproximado de R$ 30 mil, considerando as medicações e os procedimentos de coleta dos óvulos, congelamento, descongelamento, fertilização e implantação do embrião formado no útero. Além disso, existe o custo da manutenção dos óvulos congelados, que fica em torno de R$ 1 mil por ano.

     

    Os planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) geralmente não cobrem este tipo de tratamento, exceto nos casos em que o procedimento é motivado pelo tratamento de algum câncer.

     

    Caso a mulher desista de ter filhos, ela pode optar por doar os descartar os óvulos.

     

    Caso você esteja considerando realizar o tratamento de congelamento de óvulos, o primeiro passo é procurar por uma orientação de um especialista em reprodução humana.

     

    Apenas um profissional experiente e capacitado neste tipo de tratamento pode avaliar cada caso e indicar a melhor opção de tratamento.

     

     

     

    Para ler

    Em seguida