Congelamento de sêmen

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Congelamento de sêmen: você sabia que os espermatozoides envelhecem?

     

    Assim como acontece com as mulheres, a idade também impacta a quantidade e a qualidade dos espermatozoides – é a partir dos 45 anos que se torna possível observar essas mudanças.

     

    Porém, é possível preservar a fertilidade masculina – seja pela idade ou por outras razões – com a realização de um tratamento de congelamento de sêmen.

     

    História do congelamento de sêmen

     

    O congelamento de sêmen não é uma técnica nova. Na verdade, os primeiros relatos bem-sucedidos de inseminação artificial usando sêmen congelado datam de meados do século XX. Desde então, a tecnologia e as técnicas utilizadas têm evoluído constantemente, tornando a criopreservação do sêmen uma opção segura e eficaz para muitos homens.

     

    O que é o congelamento de sêmen?

     

    O congelamento de sêmen é um tratamento de preservação da fertilidade masculina. A coleta do material é feita por meio da masturbação ou por punção do epidídimo ou testicular.

     

    Depois que o sêmen é coletado, ele é avaliado por um embriologista, em laboratório, e apenas aqueles de melhor qualidade são congelados a uma temperatura de 196º negativos e armazenados, por tempo indefinido, em botijões com nitrogênio líquido.

     

    Para que o procedimento seja realizado, o homem precisa fazer vários exames sorológicos. Dentre eles:

     

    • Anti HIV 1 e 2;
    • PCR quantitativo para o HIV e Anti HTLV 1 e 2;
    • Teste para sífilis, HbsAg (Antígeno Austrália), Anti Hbc, Anti HCV (Hepatite C) e anticorpo contra o vírus Zika (IgM).

     

    Para otimizar as chances de uma futura fertilização, recomenda-se que sejam congelados, no mínimo, três ejaculados, com intervalos estipulados pelo médico. Esse número pode ser maior ou menor, de acordo com a qualidade da amostra seminal.

     

    Quando o congelamento de sêmen é indicado?

     

    O congelamento de sêmen é uma opção para homens que:

    • Pensam em ter filhos mais tardiamente;
    • Irão se submeter à vasectomia;
    • Passarão por um tratamento oncológico, como radioterapia ou quimioterapia, que pode impactar a fertilidade;
    • Realizarão cirurgias na próstata ou nos testículos;
    • Foram diagnosticados com doenças degenerativas;
    • Possuem baixa concentração de espermatozoides e se submeterão a tratamentos hormonais;
    • Foram diagnosticados com varicocele;
    • Estão expostos a toxinas em suas atividades profissionais;
    • São atletas profissionais de alto rendimento;
    • Praticam atividades como mergulho ou ciclismo de maneira profissional;
    • Se submeterão à cirurgia bariátrica.

     

    Qual o momento ideal para fazer o congelamento de sêmen?

     

    Não existe uma idade limite para realizar o congelamento de sêmen, mas o ideal é que ele seja feito antes dos 45 anos, pois a partir dessa idade, tanto a quantidade quanto a qualidade dos gametas masculinos começam a decair.

     

    O que fazer quando o homem decide ter filhos

     

    O material criopreservado é descongelado quando o homem decide utilizá-lo para que seja usado em um tratamento de fertilização in vitro (FIV) ou inseminação intrauterina.

     

    Depois do processo de descongelamento, os espermatozoides são novamente avaliados pelo embriologista para que este se certifique de que o material manteve intacta sua qualidade e pode ser usado na fertilização do óvulo. Cerca de 25% a 50% dos espermatozoides sobreviverão ao processo de congelamento,(usar hiperlink ) https://www.virtusfertilitycentre.com.sg/en/fertility-treatments-services/male-fertility-preservation  resultando em uma possibilidade de sucesso em uma gravidez.

     

    Caso o paciente decida por não manter mais o seu material armazenado, deve fazer uma autorização, com firma reconhecida em cartório, solicitando a sua inutilização.

     

    Existem riscos no congelamento de sêmen?

     

    O congelamento de sêmen é um tratamento seguro, não existindo praticamente nenhum risco – nem ao homem que vai congelar o material nem à mulher, em uma futura gestação, ou à criança gerada.

     

    É importante, ao se decidir pelo congelamento de sêmen, que o homem procure uma clínica que possua equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados e experientes para a realização desse tipo de procedimento, pois esses fatores impactam no sucesso de uma gestação no futuro.

     

    Vantagens do congelamento de sêmen

    Além da preservação da fertilidade, o congelamento de sêmen oferece outras vantagens. Por exemplo, permite que homens que vivem em localidades diferentes de suas parceiras disponibilizem material seminal sem necessidade de deslocamento no momento da fertilização. Além disso, em tratamentos de reprodução assistida, pode ajudar a evitar a necessidade de sincronização perfeita entre o ciclo menstrual da mulher e a disponibilidade do sêmen.

     

    Aspectos econômicos

    O congelamento de sêmen, como outros tratamentos de fertilidade, tem custos associados. No entanto, quando comparado às vantagens a longo prazo e à possibilidade de preservar a capacidade reprodutiva, muitos consideram um investimento válido. Vale ressaltar que as clínicas de fertilidade muitas vezes oferecem planos de financiamento ou pacotes especiais para facilitar o acesso a esses tratamentos.

     

    Para saber mais sobre o congelamento de sêmen, entre em contato com a Huntington.  

    Congelamento de semen

     

    Para ler

    Em seguida