Desejos de grávida, mito ou verdade?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Nas minhas gestações não tive nenhum desejo maluco, como comer tijolo ou doce de abóbora com feijão, mas recebi alguns relatos bem curiosos e achei interessante pesquisar porque as grávidas tem esses desejos.

    verdade-ou-mito

    Mais uma vez descobri que as alterações hormonais são as maiores culpadas, claro que também pode haver influência emocional e carência de atenção, das alterações femininas. Então, aquele desejo de comer mortadela com sorvete, pode não ser tão absurdo assim, né? 🙂

    Os hormônios prolactina e progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do PH da boca, levando a gestante a querer comer alimentos que antes não gostava ou nem tinha experimentado. Também pode acontecer de enjoar de comidas que adorava ou mesmo querer comer coisas exóticas.

    Pelo que li, ainda há divergência entre os especialistas. Alguns relatam que carências nutricionais levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar durante o desenvolvimento. Nessa linha também, diz-se que é nos 3 primeiros meses de gravidez que o organismo da mulher faz grandes reservas de elementos nutricionais necessários ao bom desenvolvimento do feto. É no último trimestre que o feto atinge o seu maior crescimento, onde o seu peso praticamente dobra nos últimos 2 meses de gravidez.

    Normalmente, no último mês de gestação, a mãe não absorve proteínas, cálcio, fósforo e ferro em quantidade suficiente para nutrir o feto, com isso, o organismo da mãe já vem armazenando reservas para essa fase.

    A questão da carência e da insegurança, que é super normal na gestação, pode fazer a mamãe querer e precisar de atenção, principalmente do seu companheiro. E essa sensibilidade pode provocar o desejo estranho da gestante, mesmo inconscientemente, colocando “à prova” a atenção do companheiro, que tem que se desdobrar para realizar o seu desejo. Isso traz uma sensação de cuidado e segurança a gestante, como disse, mesmo inconscientemente.

    Outro motivo que podem causar desejos na grávida é que comer libera substâncias no organismo que dão prazer e melhoram o humor, algo que na gravidez sofre muitas alterações.

    sucoA dica então é sempre que possível tentar satisfazer o desejo, mas cuidado para não engordar demais e se for algo muito exótico, sempre perguntar ao obstetra se não há problema você comer. Alguns alimentos devem ser evitados na gestação, como carnes cruas ou mal cozidas, por exemplo. O ideal é engordar até 12kg na gravidez, para não afetar a saúde da mamãe nem do bebê. Mas caso o desejo não seja satisfeito, não tem problema! O bebê não nascerá com a aparência do alimento desejado ou com alguma característica que lembre a comida, como diziam nossas avós. O desejo não satisfeito não vai afetar a saúde do bebê, mas é sempre bom relatar ao médico para que ele avalie se não há alguma carência nutricional.

    Então é isso! Agora acho que deu para entender porque os desejos acontecem e que não são nenhuma loucura.

    Ale-Nunes-150x150.jpg

     

     

     

    Alê Nunes, mãe e blogueira

    Para ler

    Em seguida