Dicas de Viagem para Gestantes

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Nessa época do ano nada melhor que umas boas férias, mas é sempre bom lembrar algumas dicas para que as gravidinhas aproveitem a viagem com tranqüilidade.

    – A primeira coisa a fazer é avisar seu médico! Independente da fase da gestação é sempre bom o médico estar ciente, pois pode dar algumas orientações e recomendações importantes ou mesmo alguma restrição dependendo do seu quadro médico. O médico também vai orientar se é preciso tomar alguma vacina, dependendo do destino da viagem.

    – Algumas companhias de viagem só aceitam gestante mediante atestado médico, então informe-se antes para não ter problemas!

    – Esteja sempre com sua carteirinha médica de gestante e documentos na bolsa.

    gravida_aviao– Pense na sua comodidade! Se vai viajar de carro, avião ou ônibus é sempre bom lembrar de itens que possam ajudar você a se sentir bem, como almofadas próprias para pescoço e/ou barriga e travesseiro. Também é importante lembrar de escolher roupas e calçados confortáveis, pois inchar é algo bem comum, principalmente em viagens longas.

    – Cuide da sua segurança. Use o cinto corretamente em qualquer meio de transporte.

    – Tome bastante água, lembrando que vai fazer com que você precise ir ao banheiro mais vezes.

    – Se for viajar de avião ou ônibus, procure ficar em assentos próximos ao banheiro e no corredor.

    – Se for viajar de carro, é sempre bom ter alguns itens práticos para aquela vontade de fazer xixi, como protetores de assento sanitário (banheiro de posto exige cuidados), papel higiênico, lencinhos umedecidos e até mesmo aqueles saquinhos de “banheiro higiênico” de bolsa, pois são bem práticos e simples de usar.

    – Se a viagem for longa é bom levar um lanchinho. Não fique muitas horas sem se alimentar e sem se movimentar. Fazer paradas (carro) ou mesmo se levantar, no caso de avião e ônibus, ajuda evitar o inchaço, mas tome muito cuidado com a segurança. Sentada, realize movimentos de flexão e extensão dos tornozelos para ativar à circulação do sangue.

    – Muito cuidado com atividades físicas excessivas. É sempre bom lembrar que você está grávida, então ficar carregando malas e bolsas pesadas não é uma boa! Muito menos diversões radicais, como banana boat, saltar de asa deltas, entre outros. Passeios de barco podem não ser uma boa pedida também, já que você está altamente sensível a ter enjôos.

    – É bom ter alguns itens na bolsa como: remédio para enjôo e azia, sempre indicado pelo médico.

    – Muito protetor solar e labial, chapéu e óculos de sol, além de cuidar do horário de exposição ao sol. As grávidas tem a pele com alta propensão a manchas e nesta fase pode aparecer e não sumir mais, então se você pretende tomar sol, é muito importante cuidar da pele, dos lábios e da visão. Mesmo para quem não vai se bronzear ao sol é prudente usar protetor solar diariamente. Melhor ficar branquinha e com uma pele linda do que toda bronzeada e manchada.

    – Se você está com mais de 30 semanas de gestação é sempre bom ter a bolsa da maternidade, a carteirinha de gestante, endereços de maternidades próximas e os telefones do seu obstetra por perto.

    No mais, é curtir a viagem 🙂

    Boas férias!

    Ale-Nunes-150x150.jpg

     

     

     

    Alê Nunes, mãe e blogueira

    Para ler

    Em seguida