Disfunção hormonal e infertilidade

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Disfunção hormonal e infertilidade. Existe relação?

    Nosso organismo necessita diariamente de diversos hormônios para regular diferentes sistemas e funções corporais, como o crescimento, o metabolismo e a temperatura. Há também uma série de hormônios que ajudam a regular o desenvolvimento e liberação dos óvulos, o que é fundamental para que a fecundação e posterior gestação ocorram, entenda nesse texto como a Disfunção Hormonal e Fertilidade tem relação.

    Um equilíbrio irregular dos hormônios associados à saúde reprodutiva em um ou ambos os parceiros pode dificultar a concepção e a gravidez. Nas mulheres, a disfunção hormonal é uma das principais causas de infertilidade, mas ela pode ser tratada.

    O desequilíbrio hormonal também pode causar infertilidade em homens, mas é um fator de infertilidade menos comum do que em mulheres.

    Principais causas da disfunção hormonal

    Os principais fatores que contribuem para o desequilíbrio hormonal são:

    Alterações no sono:

    O sono é fundamental para a produção do hormônio do crescimento (somatotrofina) e do cortisol (que regula o estresse). Sem a produção suficiente dessas substâncias, a pessoa acorda cansada, fica suscetível a crises de ansiedade e tem dificuldade para raciocinar.

    Estresse excessivo:

    Níveis elevados do hormônio do estresse no organismo podem levar ao ganho de peso e pressão alta, entre outros problemas.

    Má alimentação:

    Uma dieta inadequada, com alimentos industrializados à base de açúcares e farinha, interfere na produção hormonal.

    Obesidade:

    O peso excessivo contribui para o desequilíbrio hormonal porque as células que armazenam a gordura – os adipócitos – desempenham uma função endócrina. Com isso, há mais chance de desenvolvimento da resistência à insulina e redução nos níveis de progesterona.

     

    Papel dos hormônios na gestação

    Para que uma gravidez ocorra, os hormônios devem regular o crescimento do óvulo dentro do ovário, a sua liberação na tuba uterina para que seja fecundado e o espessamento do endométrio – tecido que reveste a camada interna do útero – para que o embrião formado possa se implantar e se desenvolver.

    Uma ausência ou quantidade irregular de um ou mais hormônios pode atrasar ou impedir que qualquer um dos processos acima ocorra, tornando a gravidez difícil de alcançar.

    Como o desequilíbrio hormonal afeta a fertilidade feminina?

    Nas mulheres, as causas mais comuns de disfunção hormonal que afetam a fertilidade são:

    · Síndrome dos ovários policísticos (SOP);

    · Hipo ou hipertireoidismo;

    · Hiperprolactinemia.

    Essas condições geralmente resultam em ovulação desregulada ou ausente, o que dificulta a gravidez.

    Entre os principais hormônios que afetam a fertilidade feminina, estão:

    · Hormônio folículo-estimulante (FSH):

    É o principal hormônio que atua no ciclo menstrual e na fertilidade feminina. Em conjunto com o hormônio luteinizante (LH), o FSH estimula o crescimento dos folículos ovarianos antes da ovulação. O FSH também ajuda a aumentar a produção de estradiol, um tipo de estrogênio (hormônio feminino) que é crucial para o ciclo menstrual e a fertilidade.

    · Hormônio anti-mülleriano (AMH):

    A medição dos níveis de AMH é uma das principais ferramentas para estimar a quantidade de óvulos que uma mulher tem.

    · Hormônio luteinizante (LH):

    Ajuda a regular o ciclo menstrual e estimula a liberação dos óvulos para fecundação. Nas mulheres, um desequilíbrio do LH pode causar uma série de problemas, incluindo irregularidades menstruais e infertilidade.

    · Estradiol (estrogênio):

    O estradiol é um tipo de estrogênio gerado pelos ovários que ajuda a facilitar a ovulação, a fecundação e a gravidez.

    · Progesterona:

    esse hormônio tem papel fundamental na regulação do ciclo menstrual e no desenvolvimento da gravidez. Ele prepara o útero para uma possível implantação de um óvulo fertilizado. Os níveis de progesterona muito baixos podem levar a ciclos menstruais irregulares e problemas para engravidar, bem como a um risco elevado de aborto espontâneo. No entanto, altos níveis de progesterona podem impedir a mulher de ovular.

    · Hormônios tireoidianos:

    Hormônios como T3 e T4 ajudam a regular a função do sistema reprodutivo, incluindo o útero e os ovários.

    · Prolactina:

    mais conhecida por seu papel na produção do leite materno, a prolactina também é crucial para a fertilidade. Níveis anormais de prolactina podem levar à irregularidade do ciclo menstrual e problemas com a ovulação.

    Quando uma mulher sofre de um desequilíbrio hormonal, ela pode apresentar alguns sinais e sintomas, como:

    · Ciclos menstruais irregulares ou ausentes;

    · Escapes;

    · Cólicas intensas;

    · Aumento do crescimento de pelos no rosto, pescoço, peito e costas;

    · Ganho de peso inexplicado;

    · Constipação e diarreia.

    Saiba mais sobre Fertilidade em nosso Podcast 

    Como a disfunção hormonal e fertilidade masculina estão relacionados?

    Embora os homens sejam menos propensos a ter um desequilíbrio hormonal que contribua para a infertilidade do que as mulheres, essa relação pode ocorrer.

    Há três hormônios masculinos que podem provocar a infertilidade no homem. São eles:

    · FSH:

    Esse hormônio está relacionado à produção de espermatozoides. Se os níveis de FSH estiverem muito elevados, é um sinal de que a produção de espermatozoides é menor do que a normal.

    · Testosterona:

    Quando a produção de testosterona está deficiente, a produção de espermatozoides cai, podendo ocorrer até ausência de espermatozoides no sêmen (azoospermia).

    · LH:

    É o hormônio responsável pela produção da testosterona. Os baixos níveis de LH impactam a produção de testosterona, o que, por sua vez, afeta a produção dos espermatozoides e a ereção.

    Nesses casos, o homem pode apresentar sintomas como:

    · Disfunção erétil;

    · Baixa contagem de espermatozoides;

    · Redução do crescimento de pelos corporais;

    · Cansaço;

    · Irritabilidade;

    · Sensibilidade mamária e desenvolvimento das mamas;

    · Afinamento ou queda de cabelos.

    Como diagnosticar a disfunção hormonal?

    Os desequilíbrios hormonais em homens e mulheres podem ser diagnosticados através de exames simples de sangue ou urina.

    Como é o tratamento da disfunção hormonal?

    O desequilíbrio hormonal deve ser tratado independentemente de o paciente estar ou não tentando engravidar. Os tratamentos podem incluir:

    · Medicamentos para normalizar os níveis hormonais, induzir a ovulação ou estimular o amadurecimento e liberação do óvulo;

    · Modificações no estilo de vida, como perda de peso ou mudanças na dieta também podem normalizar os níveis hormonais e melhorar as chances de gravidez.

    Disfunção Hormonal e Fertilidade – Como engravidar com disfunção hormonal?

    Homens e mulheres com disfunção hormonal podem engravidar. Quando a gestação não ocorre de maneira natural depois que o tratamento é realizado, o paciente pode recorrer a uma das técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), o coito programado ou a inseminação intrauterina.

    Se você está encontrando dificuldades para engravidar, procure ajuda de um especialista em reprodução assistida para uma investigação. Só esse profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.

    Entre em contato com a equipe de especialistas do Grupo Huntington para saber mais.

    Disfunção Hormonal e Fertilidade

     

    Para ler

    Em seguida