Entenda o Outubro Rosa

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Outubro é o mês onde veremos mais uma vez muitas empresas, anunciantes, redes sociais e meios de comunicação promovendo o laço rosa – símbolo do câncer de mama.

    Outubro_Rosa_G

    Historicamente o mês de outubro é o mês onde vários estados americanos realizavam campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama através da popularização da mamografia. A partir de 1997 se iniciou nos Estados Unidos uma campanha nacional denominada de Outubro Rosa, visando a conscientização do câncer de mama em todos os seus aspectos. Não demorou para que a popularização do outubro rosa alcançasse o mundo e diversos países promovem o mês de outubro das mais variadas formas: iluminando de rosa grandes monumentos, distribuindo os laços rosas, promovendo caminhadas e corridas, desfiles de moda e ações de prevenção a saúde como um todo.

    O câncer de mama atingiu mais de 52 mil pessoas no Brasil somente em 2012, de acordo com dados do Instituo Nacional do Câncer (INCA). Uma das formas de tratá-lo é através de procedimentos como a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, mas um dos efeitos desses tratamentos, no entanto, é a infertilidade – fator que pode causar empecilhos a mulheres que manifestam a doença em idade reprodutiva e planejam ter filhos após passarem por essa fase, já que quando descoberto no início do desenvolvimento, as chances de cura para esse tipo de câncer são altas, e chegam a 95% dos casos.

    Os tratamentos oncológicos, além de combaterem as células cancerígenas, também afetam as células germinativas que dão origem aos óvulos. Dessa forma, se a paciente deseja engravidar após a cura da doença, suas chances podem estar comprometidas. A população mundial tem apresentado maior incidência desses tipos de doenças, e boa parte dos pacientes estão em idade reprodutiva. Um alerta para a população é de que os médicos oncologistas devem manter um estreito diálogo com suas pacientes sobre todo o processo do tratamento oncológico e indicar possibilidades de preservação da fertilidade antes de um tratamento contra o câncer.

    No mês mundial da conscientização do câncer de mama o Grupo Huntington realiza ações voltadas para o Outubro Rosa e participará desta campanha abordando diversos assuntos durante todo o mês. Realizaremos ainda, no Parque Ibirapuera, dia 26 de outubro, um evento para a comunidade, além de uma mobilização interna onde nossos colaboradores utilizando o laço rosa.

    dr-mauricio-barbour-chehin2.png

     

     

     

     

    Dr. Mauricio Chehin, especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.

    Para ler

    Em seguida