Fertilidade e Problemas de Ovulação

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Acho que esse é um dos problemas de fertilidade femininos mais comuns e, muitas vezes, difíceis de descobrir, eu mesma perdi vários meses de tentativas por achar que, por ter um ciclo regulado, estava tudo certo.

    Os problemas ovulatórios nem sempre nos causam sintomas, mas alguns que podem acontecer e são mais comuns, são: irregularidade menstrual (ciclo irregular), falta de menstruação, ciclos muito curtos ou muito longos, falta de muco cervical fértil (muco elástico ou clara de ovo), corrimentos escuros por mais de 2 dias antes da menstruação ou fora da época pré-menstrual.

    Mulher-deitada-com-dor-de-barriga

    E por que os problemas ovulatórios acontecem? Bom, existem vários motivos, sendo as causas mais comuns:

    – Os distúrbios hormonais, o nosso organismo funciona como várias engrenagens, basta uma estar em descompasso, para que as coisas não funcionem bem.

    – Ovários Policísticos, Microcísticos e Síndrome de Ovários Policísticos, que também não deixam de ser um tipo de problema hormonal.

    – Cistos, Pólipos e Miomas, que também podem causar problemas hormonais que levam a problemas de ovulação.

    – Estresse e ansiedade. Sim, fatores emocionais também podem levar a problemas ovulatórios.

    – Infecções ovarianas.

    – Endometriose nos ovários.

    – Outros fatores também são: menopausa, tumores e problemas anatômicos dos ovários.

    Enfim, é muito importante uma boa avaliação médica com exames para confirmar se a mulher tem uma ovulação regular. Sim, só com exames o médico pode ter certeza se há realmente alguma irregularidade de ovulação ou não e, se for o caso indicar o melhor tratamento.

    Em relação a tratamento, na maioria dos casos o problema é relativamente fácil de ser tratado, mas cada caso é um caso, então nunca se auto-medique, só o seu médico vai conseguir identificar o problema e o tratamento adequado para você 😉

     Ale-Nunes-150x1502

    Alê Nunes, mãe e blogueira

    Para ler

    Em seguida