Fique atenta, aos outros 5 tipos de cânceres ginecológicos

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

     

     

    Além do câncer de mama, toda mulher deve prevenir-se contra outros 5 tipos de cânceres ginecológicos: colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio.

    Infelizmente, os cânceres que acometem os órgãos sexuais femininos estão cada vez mais frequentes, por esse motivo, é muito importante que a mulher faça exames e consulte seu médico regularmente para prevenir essas doenças.

    09

    Abaixo falamos um pouco sobre cada um dos 5 tipos de câncer:

    Câncer de colo de útero

    Ele é o terceiro tipo mais frequente nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Em muitos dos casos a doença está relacionada ao vírus HPV, sexualmente transmissível, por isso a importância do uso do preservativo e dos exames ginecológicos periódicos.

    Câncer de ovário

    Esse câncer é pouco frequente, e mais difícil de ser diagnosticado, pois não causa sintomas específicos na fase inicial. Porém, quando o tumor já se encontra em um estágio mais avançado ele pode produzir sintomas como o aumento do volume abdominal,  constipação intestinal ou diarreia, dores difusas e massa abdominal palpável.

    Câncer de endométrio

    Esse é o tumor de corpo uterino que ocorre com mais frequência. Seu principal sintoma é o sangramento uterino anormal, principalmente após a menopausa. Por isso, é importante investigar qualquer sangramento uterino após esse período.

    Câncer de vagina

    Esse câncer é raro e os tipos que ocorrem são tumores escamosos, adenocarcinoma, melanoma e sarcoma. O tratamento pode variar entre cirurgia e radioterapia.

    Câncer de vulva

    O câncer de vulva é mais frequente após a menopausa, porém, podem ocorrer em mulheres mais jovens. Esse tipo de câncer surge como uma mancha ou ferida que não cicatriza e vai aumentando. Por isso, ao notar qualquer ferida, procure seu médico e faça todos os exames preventivos.

    Compartilhe essa informação com todas as mulheres que você conhece e previna-se!

    Para ler

    Em seguida