Gravidez natural após reprodução assistida

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Gravidez natural após tratamento de reprodução assistida: possibilidades e estatísticas

     

    Para muitas mulheres, o caminho para a gravidez natural nem sempre é simples. Infelizmente, a infertilidade é uma realidade que muitas pessoas enfrentam. Nesses casos, a reprodução assistida se torna uma opção que oferece esperança e oportunidade.

    De acordo com estatísticas recentes, aproximadamente 20% das mulheres que passaram por tratamentos de reprodução assistida conseguiram alcançar a tão sonhada gravidez de forma natural. Isso mostra que a jornada para a maternidade pode ser repleta de reviravoltas.

    Neste texto, vamos explorar as possibilidades da gravidez natural após tratamentos de reprodução assistida e discutir as estatísticas que revelam a sua viabilidade.

    Taxas de gravidez natural após reprodução assistida: resultados dos estudos

    Segundo dados de um estudo publicado na revista científica Human  Reproduction,  é possível alcançar uma gestação de maneira natural após um tratamento de infertilidade. A pesquisa mostrou que essa não é uma situação rara: isso aconteceu para 20% das mulheres que passaram pelo tratamento.

    As pesquisadoras chegaram a essa conclusão depois de analisar dados de 11 estudos que incluíram mais de 5 mil mulheres em todo o mundo com o objetivo de avaliar o quão comum era engravidar de forma espontânea após ter um bebê por meio de reprodução assistida.

    Elas constataram que as proporções de mulheres com uma gestação ou com um bebê nascido vivo através de concepção natural após um tratamento para fertilização variaram de 12% a 33%.

    Dos 11 estudos analisados, foi possível observar que, em sete deles, a maioria das gestações naturais ocorreu nos primeiros dois a três anos após a gravidez de um bebê nascido vivo por meio de fertilização in vitro (FIV) ou injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).

    Na opinião de alguns especialistas, os dados da pesquisa podem servir de alerta para as mulheres que engravidaram por técnicas de reprodução assistida e que acreditam que não conseguiriam obter uma nova gestação de sucesso de maneira espontânea.

    Quer saber mais sobre Fertilidade, acompanhe o nosso Podcast

    Engravidar apos reprodução assistida

    Como é possível engravidar de maneira natural após a FIV?
    A seguir, comentamos alguns fatores que podem influenciar a concepção espontânea após a FIV.

     

    Recuperação e ciclos menstruais regulares

    Uma das primeiras considerações para engravidar naturalmente após a FIV é a recuperação do corpo da mulher. Após um tratamento de FIV, o corpo pode precisar de tempo para se restabelecer. No entanto, à medida que a recuperação ocorre e os ciclos menstruais regulares são restaurados, as chances de concepção natural podem se restabelecer. Ter ciclos menstruais regulares é um sinal positivo de que a ovulação está ocorrendo, tornando a gravidez natural mais viável.

    Idade da mulher e qualidade dos óvulos

    A idade da mulher desempenha um papel crucial na capacidade de engravidar naturalmente após a fertilização in vitro. Mulheres mais jovens tendem a ter óvulos de melhor qualidade e, consequentemente, maiores chances de concepção natural. No entanto, à medida que a idade avança, a qualidade dos óvulos diminui, tornando a concepção natural mais desafiadora. Portanto, a idade é um fator importante a ser considerado.

    Fator de infertilidade

    A depender da causa inicial de infertilidade, pode haver maior ou menor chance em se obter uma gestação natural após a FIV. Alterações seminais mais graves, obstrução das trompas e baixa reserva de óvulos têm menor probabilidade deste acontecimento. Já endometriose ou síndrome dos ovários policísticos podem ter seu quadro amenizado pela gravidez e possibilitar a concepção natural para o segundo filho.

    Apoio médico e monitoramento

    Mesmo quando se busca a gravidez natural após a fertilização in vitro, é fundamental continuar sob cuidados médicos. Os médicos podem monitorar e avaliar a saúde reprodutiva e oferecer orientações valiosas. Em alguns casos, podem ser recomendadas terapias ou tratamentos adicionais para aumentar as chances de concepção natural.

    Considerações e expectativas realistas

    É importante lembrar que a possibilidade de engravidar naturalmente após a FIV pode variar de pessoa para pessoa. Algumas podem alcançar esse objetivo com relativa facilidade, enquanto outras podem enfrentar desafios adicionais. Manter expectativas realistas e buscar apoio emocional são componentes importantes nessa jornada.

    Quando procurar por um especialista em reprodução assistida?

     

    O ideal é buscar ajuda de um especialista quando o casal está há mais de 12 meses tentando engravidar, sem sucesso (quando a mulher tem até 35 anos), ou após seis meses, quando a mulher tem idade superior.

    O médico é quem fará uma avaliação de cada caso e solicitará os exames necessários. Existem diversas opções de tratamento, dos mais simples aos mais complexos.

    Nesse outro artigo de nosso blog você pode encontrar mais informações sobre o melhor momento de procurar uma clínica de fertilidade

    Tratamentos de infertilidade

    Mesmo com uma alta prevalência de gestações naturais depois de um tratamento de reprodução assistida bem-sucedido, ainda haverá alguns casos em que a concepção nunca será possível naturalmente, como nas situações em que pesa um fator masculino grave, como a ausência de espermatozoides no sêmen. Nesses casos, quem deseja uma segunda gravidez deve procurar tratamento especializado. Conheça um pouco sobre cada uma das técnicas disponíveis atualmente.

    Fertilização in vitro (FIV)

    A FIV é um tratamento de alta complexidade que traz as melhores chances de sucesso de uma gravidez. A fecundação do óvulo ocorre em laboratório, depois que é realizada a coleta de óvulos e espermatozoides. Quando o embrião é formado e atinge o tamanho ideal, é transferido ao útero para que a gravidez se desenvolva.

    Inseminação intrauterina

    A inseminação intrauterina é uma técnica de menor complexidade na qual os espermatozoides processados são injetados diretamente no útero. Isso faz com que as chances de fecundação sejam ampliadas, uma vez que o trajeto para alcançar os óvulos é reduzido e a motilidade espermática é otimizada.

    Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre fertilização in vitro e inseminação intrauterina. Para esclarecê-las, produzimos um conteúdo especial em nosso blog

    Injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI)

    A ICSI é uma técnica que faz parte da FIV que pode aumentar as chances de sucesso de uma gestação. Nela, apenas um espermatozoide, selecionado por análise microscópica, é injetado no interior do óvulo através de uma agulha de alta precisão. Dessa forma, os espermatozoides que não conseguiriam fecundar o óvulo em função de uma alteração morfológica são capazes de gerar um embrião.

    Coito programado

    O coito programado é um tratamento de baixa complexidade que consiste no acompanhamento do crescimento dos folículos ovarianos (estruturas que abrigam os óvulos) através de ultrassonografias. Isso permite que o médico oriente o casal a ter relações sexuais no período em que há a ovulação e maiores chances de fecundação.  Pode ser realizado com ou sem estímulo da ovulação.

    Entre em contato conosco para saber mais sobre esses e outros tratamentos.

    Para ler

    Em seguida