Limites para uma gravidez responsável

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    donor-eggs

    Ao contrário do que muitos imaginam, os óvulos não são produzidos constantemente pelos ovários. Todas as células reprodutivas que a mulher libera durante a menstruação já estão estocadas em seu organismo quando ela nasce. Na puberdade, estima-se que uma adolescente tenha em torno de 400 mil óvulos. Parece uma quantidade promissora, no entanto, para cada óvulo maduro liberado centenas são perdidos. Nesse ritmo, ao chegar aos 50 anos, é bem provável que sua reserva ovariana já esteja esgotada.

    Em termos gerais, até o começo dos 35 anos a mulher tem grande  chance de engravidar com os próprios óvulos. A partir dessa idade, a reserva ovariana vai se esgotando com maior rapidez. Assim, dos 36 aos 40 anos, as chances são de 40%. Dos 41 aos 44 anos, apenas 20%, e dos 45 aos 50 anos algo em torno de 5%. Acima dos 50 anos, as chances são quase impossíveis, somente cerca de 1% das mulheres consegue engravidar com óvulos próprios. Essas estatísticas são variáveis, não garantindo que mulheres com mais de 45 anos, por exemplo, ainda possam apresentar alguma possibilidade de engravidar a não ser por óvulos doados.

    Diante dessas preocupações, é evidente como as mulheres de nosso tempo precisam, cada vez mais, planejar a gravidez. Para tanto, já existem programas interessantes como o check up da fertilidade, que faz uma série de eficientes exames para avaliar os potenciais reprodutivos da paciente e, então, estimar uma previsão do tempo ou das técnicas que ela pode se valer para engravidar com segurança e sem sustos.

    dr-mauricio-barbour-chehin2.png

     

     

     

    Dr. Mauricio Chehin, especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.

    Para ler

    Em seguida