Não consigo engravidar: por que?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Você vive se perguntando “por que não consigo engravidar”?

    Bom, saiba que engravidar nem sempre é algo simples e fácil! A prova disso, é que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% dos casais em idade reprodutiva são afetados pela infertilidade.

    Antes, sempre relacionavam a infertilidade a algum problema no sistema reprodutor feminino. Hoje, temos a clareza de que isso também está associado à saúde reprodutiva masculina.

    Mas, afinal, porque pode ser tão difícil engravidar? Para responder a esta pergunta, continue a leitura!

    Abordaremos aqui as principais causas que dificultam a concepção e o que pode ser feito para solucionar este problema.

    “Por que não consigo engravidar?”: principais causas para o problema

     Infelizmente, não é tão simples responder essa pergunta, por diversos motivos.

    Muitas vezes, até mesmo o estilo de vida pode estar impactando negativamente a saúde reprodutiva do casal, embora na maioria das vezes alguma doença ou distúrbio está atrasando o sonho de aumentar a família.

    Bom, já que estamos buscando a resposta para esta pergunta, vamos conhecer as causas mais comuns para a infertilidade.

    Quais são as causas mais comuns para a infertilidade?

    A infertilidade é considerada quando um casal tenta engravidar por mais de um ano sem sucesso. Se a mulher tiver mais de 35 anos, esse tempo cai pela metade.

    Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 35% dos casos de infertilidade o motivo está em alguma disfunção no sistema reprodutor feminino, em 35% no masculino e em 20% parte dos dois lados. Em cerca de 10% dos casos não se encontra uma causa aparente para a dificuldade de engravidar.

    Portanto, a pergunta “porque não consigo engravidar” não deve ser feita apenas pela mulher, e, diante de problemas na concepção, ambos precisam procurar ajuda médica para entender os motivos.

    Vamos, agora, conhecer as principais causas de infertilidade masculina e feminina.

    Principais causas de infertilidade masculina

    No ano passado, a bióloga Anne Ropelle publicou um estudo que mostrava como a saúde reprodutiva do homem piorou drasticamente nos últimos anos.

    Ela avaliou amostras de sêmen colhidos entre 1989 e 2016. A quantidade de gametas saudáveis, ou seja, sem deformações e aptos a fertilizar um óvulo, caiu de 37% para apenas 3%!

    Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a grande ameaça aos espermatozoides reside na obesidade, já que o excesso de tecido adiposo está relacionada a menor produção de testosterona, hormônio fundamental na produção de gametas.

    Outros fatores de risco relacionados ao estilo de vida são o abuso de drogas como álcool, uso de anabolizantes, tabagismo, o uso de medicamentos como Finasterida e até a prática de colocar o celular no bolso da frente da calça.

    Algumas doenças e distúrbios também podem influenciar, por exemplo:

    • Variocele;

    • Criptorquidia- ausência dos testículos na bolsa escrotal;

    • Síndromes endócrinas como Síndrome de Kallman e Síndrome de Prader-Willi;

    • Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

    Principais causas de fertilidade feminina

    Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres brasileiras preferem ter filhos depois dos 30.

    Esse dado por si só já responde parte da pergunta “por que não consigo engravidar”. Além da idade, a obesidade, o tabagismo e o uso de drogas impactam negativamente a saúde reprodutiva da mulher.

    Há, também, doenças que podem influenciar este quadro:

    O que fazer para solucionar o problema

    Para muitos casais, ter filhos é um sonho, um objetivo de vida.

    Todo o planejamento financeiro e pessoal está voltado para isso, porém, muitas vezes, encontram dificuldades no caminho.

    Esse período de insucesso na concepção pode ser fonte de ansiedade e angústia para estes casais, mas saibam que a medicina reprodutiva está muito avançada e conta com técnicas e tratamentos que não existiam antigamente e que conseguem ajudar a maioria dos casais a realizar este donho.

    Portanto, existe esperança!

    Quer descobrir os principais tratamentos para infertilidade? Continue a leitura!

    Quais são os principais tratamentos para quem não consegue engravidar

    Se o casal, ou a mulher que deseja ser mãe solo, ainda não conseguiu engravidar, não quer dizer que isso nunca vai acontecer.

    Segundo dados fornecidos pela União Europeia, 15% dos casais afetados pela infertilidade procuram tratamento e desse número, 95% tem sucesso no tratamento.

    Vamos conhecer agora as abordagens mais utilizadas para tratar a infertilidade.

    Indução da ovulação

    Esta abordagem tem como objetivo aumentar o número de óvulos liberados no período fértil da mulher, aumentando então, as chances de concepção.

    Para isso, ocorre uma estimulação hormonal ovariana e acompanhamento do dia exato da ovulação com ultrassom transvaginal seriado.

    Inseminação uterina

    O tratamento consiste na inserção dos espermatozoides no útero por meio de um cateter, no dia da ovulação.

    Este método é pouco invasivo e o embrião é formado por meio da concepção natural dentro das trompas uterinas e se desenvolverá integralmente dentro do corpo da mãe.

    Fertilização In Vitro (FIV)

    Neste procedimento, os óvulos são removidos do ovário por aspiração transvaginal, os espermatozoides são coletados e a fecundação ocorre fora do corpo da mulher, em laboratório.

    Feito isso, os embriões formados são implantados no útero da mulher e, posteriormente, serão feitos exames para conferir se o procedimento teve sucesso.

    Conclusão

    Como apresentamos, a resposta para a pergunta “por que não consigo engravidar” não é tão simples assim, já que essa dificuldade  pode residir em diferentes fatores.

    Se você está passando por isso, não desanime!

    Atualmente o casal pode contar com o apoio da medicina reprodutiva que em grande parte das vezes é bem-sucedida.

    Quer saber mais sobre assuntos assim? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

    congelar-ovulos

    Para ler

    Em seguida