Qual o momento certo de fazer um Teste de Gravidez?!

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Acho que uma das dúvidas mais comuns que a gente tem quando está tentando engravidar, é qual o momento certo de fazer um teste/exame de gravidez. É uma mistura de medo do negativo e vontade de saber logo se a gente conseguiu ou não, que a dúvida ainda aumenta.

    how-pregnancy-tests-work-1Bom, para quem tem um ciclo regulado, o ideal é aguardar pelo menos um dia de atraso, antes disso pode não marcar. Você sabia que o hormônio da gravidez, o HCG, só começa a ser produzido após a nidação, fixação do óvulo fecundado ao útero, por isso não adianta fazer o teste antes disso.

    Para quem não tem ciclo regulado, aí complica um pouco mais, nesse caso, o melhor é manter um controle de ovulação, pois sabendo o dia que você ovulou pode se calcular um período para fazer um teste de gravidez, uma margem segura é contar 17 dias pós-ovulação.

    Para quem fez algum tratamento, como Fertilização in Vitro (FIV) ou inseminação artificial, o médico vai orientar o melhor período de fazer o exame, pois algumas medicações podem afetar o resultado, então é importante seguir as instruções do seu médico

    Se você não tem um ciclo regulado, não faz ideia da ovulação ou se ovulou e não fez nenhum tratamento, aí o melhor mesmo é uma avaliação médica, pois fica bastante complexo calcular um período certo para fazer o teste de gravidez nessa situação.

    Outra dúvida, é qual teste fazer, teste de farmácia, de sangue ou ultrassom. Bom, os testes de farmácia estão cada vez mais confiáveis e sensíveis, mas devem ser feitos seguindo corretamente as instruções de uso que constam na bula. O exame de sangue de gravidez tem 2 tipos, o Beta HCG Qualitativo, que indica apenas se é positivo ou negativo, a partir de um valor de HCG no sangue, normalmente acima de 25 ou 50 mui/ml, e o Beta HCG Quantitativo, que dá a taxa de HCG encontrada no sangue, podendo já indicar uma gestação com poucos dias e também o tempo de gestação. O ultrassom não é o exame mais indicado para detectar a gravidez inicial, pois só a partir de umas 5 semanas que se tem alguma visualização no útero.

    Caso você escolha fazer um teste de farmácia, com um resultado positivo o próximo passo é fazer um beta HCG, de preferência quantitativo, para confirmar e indicar o tempo de gestação. No caso de um resultado negativo, aguarde mais uns dias e, se a menstruação não aparecer, repita o exame de gravidez.

    Optando por um tipo de teste ou outro, é muito importante procurar o médico para uma avaliação, pois se o resultado for positivo é hora de iniciar o seu pré-natal e, se for negativo, é preciso avaliar o que está acontecendo.

    Ale-Nunes-150x1502

    Alê Nunes, mãe e blogueira

     

    Para ler

    Em seguida