Será que tudo que achamos que sabemos sobre fertilidade é correto?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    DuvidaQuando falamos de fertilidade as dúvidas são muitas e surgem muitas afirmações que nem sempre são corretas. Muitas coisas passam através de gerações como sendo uma verdade absoluta e nem sempre são. Neste post, tentei listar e explicar algumas das afirmações mais comuns quando se está tentando engravidar.

    Mulher que toma muito tempo pílula anticoncepcional demora para engravidar?

    O uso de anticoncepcionais por muito tempo não atrapalha a gravidez. O que pode acontecer é que com a interrupção do uso da pílula a mulher pode descobrir um outro problema que antes não era perceptível, como uma disfunção hormonal, por exemplo.

    Parei de tomar pílula anticoncepcinal, vou engravidar de primeira?

    Nem sempre. É bem comum a gente se encher de expectativas achando que logo na primeira tentativa já vai conseguir. Claro que pode acontecer, mas não é tão comum como se imagina.

    Mulheres com ovários policísticos não podem engravidar?

    Os ovários policísticos podem dificultar ou impedir à ovulação, mas certamente um tratamento adequado pode ajudá-la. Uma mulher com ovários policísticos pode engravidar, sim. Se este for o seu caso, procure o médico para uma avaliação.

    Meu marido já tem filho(s), então ele não tem problema de fertilidade?

    Isso é um grande engano, pois a fertilidade do homem é bem sensível e pode ser afetada por vários fatores, como alterações hormonais, hábitos de vida e infecções. Então é muito importante que o homem também se submeta a um espermograma para avaliação da fertilidade, mesmo já tendo filhos.

    Cigarro, bebidas alcóolicas, drogas e maus hábitos de vida podem prejudicar a fertilidade?

    Sim! Eles podem causar baixa de fertilidade, principalmente no homem, além de trazer riscos a uma gestação.

    Relações sexuais nos dias da ovulação resultam sempre em gestação?

    Infelizmente não é tão fácil. SEMPRE é uma palavra que não se enquadra muito nessas questões de saúde. Mesmo se o casal tiver relações sexuais todos os dias durante um mês, apenas 30% das mulheres irão engravidar.

    Mulher com útero invertido tem mais dificuldade para engravidar?

    O útero invertido não dificulta uma gravidez e nem impede sua evolução.

    Se eu menstruo regularmente eu ovulo?

    Não obrigatoriamente. Você pode menstruar regularmente e não ovular, por isso é importante confirmar a ovulação com exames hormonais.

    Posso saber se engravidei pelo exame de ultrassom?

    Depende do tempo de gestação. Geralmente após 5 semanas já é possível visualizar alguma coisa no ultrassom. Por isso, em caso de dúvidas, fale com o seu médico.

    Se houve um aborto espontâneo ou uma gravidez anembrionária é possível conseguir engravidar normalmente de novo?

    Claro, mas é sempre bom primeiro investigar o motivo do aborto ou problema gestacional com o médico antes de tentar de novo, evitando uma nova perda.

    Uma amiga tomou um remédio e conseguiu engravidar, eu também vou conseguir?

    Essa é a afirmação mais errada e perigosa de todas. Cada tratamento e medicação variam de acordo com o caso de cada paciente. Não é porque alguém usou e funcionou que também vai funcionar com você. Muito cuidado! Grande parte das medicações hormonais, como indutores de ovulação, podem trazer muito mais riscos a sua fertilidade do que resolver o problema. Se você acha que precisa de uma medicação, procure o médico, faça uma avaliação e verifique com ele se pode ser indicado para você.

    Bom, minha dica é sempre procurar se informar. Converse com seu médico e tire suas dúvidas. Muitas vezes a gente perde tempo por não fazer isso.

    Ale-Nunes-150x150.jpg

     

     

     

    Alê Nunes, mãe e blogueira.

    Para ler

    Em seguida