calculadora de

ovulação

como é calculado o

Dia da ovulação?

O dia da ovulação acontece no meio do ciclo menstrual da mulher e, dessa forma, é mais fácil de ser calculado em mulheres que têm um ciclo regular. Isso significa que, se a mulher tiver um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontecerá por volta do 14º dia. Esse 14º dia é calculado a partir da data do primeiro dia da última menstruação (dia + 14 dias), que marca o início do novo ciclo menstrual.

Uma vez que em cada ciclo, o dia da ovulação pode variar entre 1 a 2 dias, geralmente é mais indicado que a mulher tenha em consideração o período fértil ao invés da data da ovulação. Isso porque, o período fértil é o conjunto de 6 dias que estão ao redor da ovulação e que ajudam a compensar os ciclos em que a ovulação chega mais cedo ou mais tarde.

No caso de mulheres com um ciclo irregular, o dia da ovulação não pode ser identificado com tanta precisão e, por isso, é indicado que seja feito o cálculo do período fértil.

Calcule o dia mais provável da sua ovulação e o seu período fértil

Marque no calendário o 1º dia da sua última menstruação:

2. Seu ciclo menstrual é, em média, de quantos dias?

Qual o melhor período para engravidar?

O melhor período para engravidar é conhecido como “período fértil” e é considerado o conjunto de 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação, ou seja, o período entre o 11º e 16º dia após o primeiro dia da última menstruação.

Mulheres que estejam querendo engravidar devem, então, manter relações sexuais desprotegidas nesse período. Já mulheres que estão tentando evitar uma gravidez devem ter cuidado para evitar ter relações desprotegidas nesse período.

Por que uma calculadora de ovulação é diferente de um calendário de fertilidade?

Uma calculadora de ovulação calcula a probabilidade de você liberar um óvulo em um dia específico do ciclo menstrual. Um calendário de fertilidade indica os dias nos quais você tem mais chances de engravidar ao ter relações sexuais.

Quando um ovário libera um óvulo, isso é conhecido como ovulação e acontece uma vez durante o ciclo menstrual. Uma calculadora de ovulação fornece uma estimativa da probabilidade de a ovulação acontecer em determinados dias no ciclo e pode ajudá-la a identificar os dias mais férteis. Essas calculadoras medem o primeiro dia da última menstruação e a duração do ciclo menstrual para indicar um intervalo de dias quando talvez você libere um óvulo.

Depois que um óvulo é liberado, ele só sobrevive por até 24 horas; por isso, saber quando a ovulação acontece indica uma janela de fertilidade muito estreita para as relações sexuais. A boa notícia é que você tem mais dias férteis para poder engravidar, uma vez que a chance de concepção não depende só da duração do óvulo, mas também da duração do espermatozoide. O espermatozoide pode sobreviver no seu organismo por até 5 dias após as relações sexuais; então, você pode engravidar mesmo que tenha tido relações sexuais 4 ou 5 dias antes da ovulação. A janela de fertilidade é o número de dias que o óvulo e o espermatozoide podem sobreviver, e ela corresponde a cerca de 6 dias normalmente.

Os 2 dias mais férteis durante essa janela de fertilidade de 6 dias são conhecidos como os dias do pico de fertilidade. Trata-se do dia antes da ovulação e do dia no qual ela acontece. Um teste de ovulação mede o aumento de hormônio luteinizante (LH), que só acontece 24 a 36 horas antes da ovulação; assim, você pode identificar com precisão os 2 dias mais férteis.

Use nossa calculadora de ovulação para ter uma estimativa de quando acontece a ovulação. Quanto mais você conhecer seu ciclo, mais fácil será saber sua janela de fertilidade.

dúvidas sobre calculadora de ovulação?

FOCO NA

FERTILIDADE

Materiais educativos sobre calculadora de ovolução