Importancia da nutricao na FIV

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    A Importância do Acompanhamento Nutricional na Fertilização in Vitro (FIV)

    A nutrição na Fertilização In Vitro (FIV) é fundamental, pois a alimentação e a suplementação nutricional individualizada exercem um papel significativo na fertilidade. Isso porque a maneira como nos alimentamos afeta quase todos os processos do nosso corpo, inclusive o sistema reprodutivo de homens e mulheres.

    Quem está tentando engravidar deve ter atenção com aquilo que consome, pois muitos alimentos contêm em sua composição propriedades que auxiliam a melhora da qualidade de óvulos e sêmen, uma vez que a nutrição contribui para a produção dos hormônios reprodutivos e para a desinflamação, reduzindo o estresse oxidativo e colaborando para a desintoxicação de toxinas ambientais no organismo; melhora o quadro de mulheres com endometriose e ovários policísticos; promove o equilíbrio da microbiota intestinal e vaginal – aumentando as chances de gravidez inclusive nos casos de envelhecimento ovariano -; além de outros muitos benefícios que o poder da nutrição holística exerce na vida de cada um com suas inúmeras particularidades de saúde e bem-estar (físico, emocional e espiritual).

    A nutrição consegue ajudar também na fase de transferência embrionária, dando suporte para aumentar todos os nutrientes para espessamento e receptividade do endométrio, a fixação do embrião, nutrientes para o início do desenvolvimento do embrião e da placenta, aumentando as chances da gestação seguir segura e saudável.

    Importancia da nutricao na FIV

    A nutrição holística consegue trazer o equilíbrio para a melhora da qualidade de vida como um todo, reorganizando desde o ciclo circadiano, saúde mitocondrial (saúde das células) e reprogramação epigenética na gestação.

    O Impacto da Alimentação no Tratamento de Fertilização In Vitro (FIV)

    Segundo especialistas, quem está querendo começar um tratamento de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV) , precisa manter o peso e seguir uma dieta rica em vitaminas, minerais, além de outros nutrientes (macro e micronutrientes) que ajudam e potencializam esse processo.

    Não existem alimentos específicos que são conhecidos por aumentar a fertilidade. No entanto, os estudos sugerem que o consumo de vários nutrientes combinados encontrados em uma grande variedade de alimentos pode ter benefícios para a fertilidade.

    Ao iniciar um tratamento de FIV, é importante adotar uma dieta saudável, colorida e variada. Também é fundamental nessa fase reduzir ou eliminar o consumo de alimentos processados, ultra processados e açúcares.

    As dicas e orientações de alimentação para as tentantes que estão em tratamento de FIV podem variar de acordo com o estilo de vida, paladar, alergia, aversões, desequilíbrios na saúde, prática de atividade física, até mesmo o tempo, a disponibilidade e o gostar de cozinhar que cada casal tem; ou para aqueles que precisam ou preferem comer fora de casa. Por isso a importância de contar com o apoio profissional de uma nutricionista para individualizar o planejamento alimentar.

    O tempo mínimo ideal é que toda a nova rotina seja implementada alguns meses antes do início do tratamento, para que o organismo responda melhor. Mas o tempo de cada pessoa e para cada casal pode variar de acordo com o estilo de vida e efetividade no tratamento nutricional.

    Importancia da nutricao na FIV

    Suplementos Recomendados Durante o Tratamento de FIV

    Dependendo do estado nutricional de cada paciente, podem ser indicados alguns ajustes. A suplementação ajuda a preparar o organismo para uma gestação saudável e segura.

    Doses extras de vitaminas C e E, por exemplo, ajudam a reduzir os marcadores inflamatórios , assim como as vitaminas D e do complexo B, o zinco, magnésio e ômega-3.

    Antes de adicionar qualquer suplemento à sua rotina, sempre consulte seu nutricionista, pois ele pode aconselhá-la sobre as dosagens adequadas e possíveis interações entre os nutrientes.

    Importância do acompanhamento nutricional na Fertilização In Vitro (FIV)

    Mesmo com essas dicas sobre o que deve ser consumido durante a realização do tratamento de FIV e o que deve ser evitado, é importante contar com um acompanhamento nutricional durante todas as etapas que envolvem o tratamento, pois de acordo com cada fase e resposta as estratégias podem mudar.

    Durante a consulta com o nutricionista são analisados vários aspectos da dieta e da saúde em geral que podem impactar no sucesso da fertilização in vitro. O acompanhamento nutricional pode incluir exames para identificar quaisquer deficiências de nutrientes para que um plano nutricional e suplementação adequados sejam formulados. O especialista também pode, durante a consulta, sugerir alimentos que possam combater os radicais livres, que aumentam o risco de aborto espontâneo.

    Cabe ainda ao especialista analisar, durante a consulta, fatores alimentares ou de estilo de vida que possam causar inflamação anormal, o que pode ter como consequências aborto espontâneo, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e deficiência placentária.

    Tenha em mente que você não deve subestimar a importância da nutrição na FIV. Não se trata apenas de evitar fast foods, mas também de consumir alimentos ricos em nutrientes. Além disso, não volte a hábitos alimentares pouco saudáveis pós-transferência embrionária. A consistência é fundamental para o sucesso da gestação até por volta de 40 semanas, onde o bebê vem ao mundo no momento que ele estiver pronto e se sentindo seguro para nascer.

    Importancia da nutricao na FIV

    Considerações Finais

    Aqui na Huntington, oferecemos aos nossos pacientes um serviço de Nutrição Integrativa durante o tratamento de fertilização in vitro com profissionais especializados que atuam com o objetivo de complementar o tratamento, promovendo a reeducação alimentar quando necessário, visto que a composição corporal e o estado nutricional exercem grande influência no sucesso da FIV.

    kenia-lovizon

    Para ler

    Em seguida