Hoje quero falar sobre ovulação, um dos assuntos que mais povoa a mente da gente, quando estamos querendo engravidar, não é? Pois é, temos muitas dúvidas que nem sempre levamos ao nosso médico, então hoje resolvi postar algumas das mais comuns :).
Como saber se eu estou ovulando?
Para ter certeza que você ovula, a melhor coisa é procurar um médico. Ele vai fazer uma avaliação e solicitar exames. De forma ‘caseira’, existem alguns métodos que falamos ou vamos falar por aqui, como controle da temperatura basal, controle do muco cervical (método de billings) e também testes de fármacia.
Eu ovulo todos os meses?
Não, mesmo uma mulher saudável não ovula sempre, em média, são 8 a 10 vezes ao ano.
Se eu tenho o ciclo regular eu ovulo?
Com o ciclo regulado, ou seja, sem grandes variações de um mês para o outro, as chances de ovular regularmente são maiores, mas não uma certeza, então nada melhor que fazer a avaliação com o médico e ter certeza.
Se eu menstruo eu ovulo?
Aqui também vale a resposta anterior, mas complementando, se você menstrua, não é certeza de ovulação, mas se você ovular, e não engravidar, vai menstruar. Sua ovulação aconteceu, em média, 14 dias antes da menstruação.
Ovulação dói? Quais os sintomas que posso sentir?
Tem mulheres que tem uma sensibilidade maior nesse período e acabam sentindo um pouco de dor, mas geralmente são como fisgadinhas, ou uma cólica fraca. Também ocorre um corrimento mais elástico e transparente, o que se chama de muco cervical fértil, que tem um aspecto parecido com uma clara de ovo. A temperatural basal do corpo também sobe após a ovulação, em média 0,5 grau.
Se eu tenho cisto(s) eu não ovulo?
Depende, é preciso uma avaliação médica, mas mesmo com cisto(s) é possível que a ovulação ocorra.
Quanto tempo dura um óvulo?
Em média de 12 a 24 horas.
O que é ovulação tardia?
Ovulação tardia é quando você ovula mais tarde do que o previsto, considerando um ciclo regular, isso acontece porque o folículo e/ou o endométrio evoluem mais lentamente, atingindo o ponto de maturação mais tarde do que o habitual.
Sempre vale lembrar, que mesmo que você tenha esclarecido suas dúvidas, nada melhor que uma boa avaliação médica.
Alê Nunes, mãe e blogueira.