É hora de enfrentar um tratamento de fertilidade, e agora?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Quando a gente precisa de um tratamento de reprodução assistida acho que mais do que nunca o casal precisa se preparar psicologicamente, afinal quem está preparado para ouvir que vai precisar de ajuda para engravidar? O primeiro impacto é aceitar que será preciso se tratar e não é nada fácil. A gente sonha, planeja e acha que vai engravidar logo e de repente se vê em meio a uma dificuldade. Por mais que se saiba que é algo comum, que pode acontecer, a gente nunca espera que vai acontecer logo com a gente, bom, pelo menos comigo e com meu marido foi assim, parece que tiraram nosso chão.

    Passada essa primeira fase, é hora de encarar a realidade e pensar em se preparar para as possibilidades, pois infelizmente mesmo com um tratamento de reprodução assistida não há certeza de sucesso e é quase impossível não se empolgar que na 1a tentativa já teremos nosso bebê. Não que seja preciso nos desmotivarmos por isso, mas é preciso manter o “pé no chão”, ter um certo equilíbrio entre o otimismo e as reais possibilidades.

    Quanto a ansiedade, acho que é bem óbvio que quanto mais conseguir controlar é melhor, pois ela não é uma boa companheira e muito menos conselheira nessas horas.

    Ter uma boa conversa de casal, saber as expectativas e medos um do outro, se apoiar, acho que é muito importante. Essa questão é um desafio para o casal, não só para um ou para outro. Esse amadurecimento ainda nos ajuda muito para futuramente nos tornarmos pais. Acho que seria como uma “aula preparatória”.

    Conversem com o médico para esclarecer todas as dúvidas. Acreditar que a melhor escolha é realizar um tratamento e ter o máximo de informação vai ajudar para que vocês se sintam mais seguros.

    Outro ponto fundamental é não se culpar. Não importa se há problemas, agora é hora de respirar fundo e seguir em frente, pois logo ali na frente, um belo futuro nos espera 🙂

    Ale-Nunes-150x150.jpg

     

     

    Alê Nunes, mãe e blogueira

    Para ler

    Em seguida