Ao iniciar um tratamento de reprodução assistida, é muito importante que a (o) paciente tenha cuidados redobrados com sua saúde. Além de seguir as orientações médicas, é muito importante saber como lidar com os seguintes fatores:
Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento, visto que durante esta fase é necessário o uso de medicamentos que podem não alcançar o efeito desejado. É liberada apenas a ingestão de um cálice em alguma ocasião especial (festas ou comemorações), devendo ser evitado o uso abusivo, inclusive para o parceiro, já que o álcool em excesso prejudica a qualidade espermática.
É sempre recomendável que o uso seja interrompido durante o tratamento. Os motivos são diversos, mas para as mulheres há a redução da taxa de fertilidade e, consequentemente, do sucesso do tratamento. Já para o parceiro, o uso do tabaco influencia negativamente na qualidade espermática. Além disso, o tabagismo é prejudicial também durante a gestação, tanto para a gestante, quanto para o feto.
As relações sexuais são liberadas antes da transferência de embriões. É contraindicado apenas em situações especiais, como no Hiperestímulo Ovariano. Após a transferência de embriões, devem ser evitadas para prevenir possíveis contrações uterinas, típicas durante a relação.
As relações sexuais são liberadas antes da transferência de embriões. É contraindicado apenas em situações especiais, como no Hiperestímulo Ovariano. Após a transferência de embriões, devem ser evitadas para prevenir possíveis contrações uterinas, típicas durante a relação.
A coloração dos cabelos é permitida apenas durante a fase de estimulação. Após este período, o procedimento é contraindicado, pois os produtos químicos entram em contato com o couro cabeludo e são absorvidos pela corrente sanguínea, podendo intoxicar os embriões.
Essa orientação se estende até o primeiro trimestre da gestação. Após este período, está liberada a coloração dos cabelos com produtos naturais, como henna, xampu tonalizante ou qualquer outro tipo, desde que não contenha amônia. Quanto aos outros cosméticos e hidratantes, é necessário comunicar previamente à equipe médica.
O edema não necessariamente surge de uma só vez, pois há variações de mulher para mulher. Entretanto, se aparecer, o melhor tratamento estético é a drenagem linfática, que consiste em uma massagem que ajuda a reduzir a retenção de líquido do corpo e o inchaço típico dessa fase, que pode aumentar devido ao uso dos medicamentos hormonais.
A drenagem linfática é liberada durante o período de estimulação apenas nas regiões dos braços, pernas e costas, sendo proibida sua realização no abdome, devido à proximidade dos ovários nesta região.
Mulheres são adeptas à hidroginástica, natação, alongamento ou caminhada ficam mais preparadas, melhoram sua condição cardiorrespiratória, sofrem menos com inchaços e recuperam a forma física rapidamente. No entanto, após o início da estimulação ovariana, é recomendado exercitar-se com cautela. Devido ao aumento dos ovários, a atividade física de forma intensa pode causar um desconforto e até mesmo resultar em complicações mais sérias.
Devido aos hormônios utilizados durante o tratamento, há uma tendência maior do aparecimento de manchas na pele, que estimulam a pigmentação. Por isso, deve-se evitar, sempre que possível, a exposição ao sol e utilizar diariamente o filtro solar.
Você sabe o que é síndrome dos ovários policísticos? A Huntington explica alguns sintomas para você prestar...
Ler maisVocê sabe quais são as possibilidades para as mulheres que querem engravidar mesmo depois da laqueadura?...
Ler maisVocê sabia que o aborto espontâneo pode indicar alguns sinais antes de acontecer? Conheça agora quais...
Ler maisConheça alguns dos testes caseiros mais famosos entre mulheres que procuram saber se estão grávidas e...
Ler maisEntenda o que é mito e verdade sobre o coito programado no blog da Huntington. Clique e esclareça suas...
Ler maisEntenda tudo sobre reprodução humana no blog da Huntington, desde os tipos e quem pode fazer.
Ler maisO período de gestação é uma fase de mudanças profundas para as mulheres, caracterizada por transformações...
Ler maisO câncer é uma condição bastante popular dentro da sociedade brasileira. De acordo com os dados divulgados...
Ler maisA maternidade é um grande sonho presente na vida de diversas mulheres, mesmo que sem um parceiro. Porém,...
Ler maisA doação de gametas tornou-se uma atividade popular entre os métodos de reprodução assistida, porém,...
Ler maisBlog, podcast, webinários, revista, e-books. Em diferentes canais e plataformas, a Huntington busca auxiliar mulheres, homens e casais, através do acesso à informação qualificada e atualizada, a entender mais e melhor sobre fertilidade e reprodução assistida.
Responsáveis técnicos:
Dr. Eduardo Leme Alves da Motta CRM-SP 58.933 | RQE 43.681
Dr. João Pedro Caetano CRM-MG 22.196 | RQE 43.380, 23.326
Dra. Claudia Gomes Padilla CRM-SP 114.419 | RQE 660.891
HUNTINGTON CENTRO DE MEDICINA REPRODUTIVA S.A. | CNPJ: 00.655.037/0001-58