Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Hepatite é o nome dado a toda inflamação que atinge o fígado, um importante órgão do sistema digestório, que tem um papel importante na desintoxicação do organismo. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

    A hepatite A é considerada uma infecção cuja contaminação ocorre, principalmente, pela ingestão de alimentos mal lavados, pelo consumo de água contaminada ou por más condições de saneamento. Já as infecções causadas pelos vírus do tipo B ou C, apesar de serem consideradas doenças sexualmente transmissíveis, também podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado, que pode ocorrer durante procedimentos estéticos ou de saúde sem os devidos cuidados. As hepatites do tipo B e C podem se tornar doenças crônicas.

    Esta doença pode prejudicar a fertilidade devido ao prejuízo à função do fígado que ocorre na fase aguda ou na fase crônica da doença, e pode ocasionar alterações de ovulação e produção seminal. Ainda assim, com as técnicas de reprodução assistida, muitos casais podem realizar o sonho de gerar filhos saudáveis, sempre avaliando e evitando os riscos da chamada transmissão vertical (de mãe para filho).

    A vacina contra hepatite B está inserida no Calendário Nacional de Vacinação e é obrigatória, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Fale com seu médico e cuide-se bem.

    Hepatite

    Para ler

    Em seguida